COBERTURA VACINAL E FREQUÊNCIA DE ÓBITOS POR FEBRE AMARELA NAS MACRORREGIÕES DO BRASIL

Autores

  • Ákissy Aline Uchiyama Nomura
  • Jéssica Coimbra Cangussu
  • Isabella Machado Fleury Jubé
  • Melissa Carvalho Martins de Abreu
  • Wellington Francisco Rodrigues
  • Camila Botelho Miguel

Resumo

A febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda transmitida pelo mosquito do gênero Aedes e Haemagogus e causada pelo arbovírus do gênero Flavivirus. O manejo contra o vetor, assim como a vacinação são grandes aliados ao combate da doença. Os dados epidemiológicos se tornam indicadores da relação profilática e efeitos deletérios da doença. Assim, o presente estudo objetivou avaliar as frequências percentuais de óbitos por febre amarela por macrorregiões no Brasil, bem como as respectivas coberturas vacinal. Foi realizado um estudo retrospectivo, no período de 10 anos (2006 a 2015), nas bases de dados do DataSus. O estudo avaliou o número de casos de óbitos por febre amarela, assim como a cobertura vacinal para a referida doença nas diferentes macrorregiões do Brasil. Os dados foram tabulados no Excel® e processados no programa “Prisma” da “Graphpad”. Corroborando com dados da literatura observamos em ordem decrescente a seguinte sequência: Sudeste (33%), Centro-Oeste (30%), Norte (23%), Sul (9%) e Nordeste (5%) quanto à distribuição (%) de óbitos. Posteriormente foi avaliada a distribuição da cobertura vacinal, seguindo a seguinte ordem decrescente: Norte (30%), Centro-Oeste (28%), Sul (16%), Nordeste (15%) e Sudeste (11%). Para verificar se houve correlação entre as frequências percentuais por Macrorregiões os dados foram comparados e foi observada uma correlação fraca (Person r = 0,24), e não significativa entre as variáveis (p = 0,69). Para verificar as diferenças, os dados foram avaliados em tabela de contingência e o teste de hipótese qui-quadrado confirmou as diferenças estatisticamente significativas (<0,0001), entre os valores observados e esperados. Assim, há uma variação entre a frequência de óbitos por febre amarela nas macrorregiões do Brasil, assim como nas respectivas coberturas vacinal. Além disso, outros fatores profiláticos, além da vacinação, na região Centro-Oeste devem ser considerados na “batalha” contra a febre amarela.

 

Palavras-Chave: Febre amarela. Vacinação. Epidemiologia. Macrorregiões. Brasil.

Biografia do Autor

Ákissy Aline Uchiyama Nomura

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, acadêmica do curso de Medicina

Jéssica Coimbra Cangussu

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, acadêmica do curso de Medicina.

Isabella Machado Fleury Jubé

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, acadêmica do curso de Medicina

Melissa Carvalho Martins de Abreu

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES; Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Especialista.

Wellington Francisco Rodrigues

Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Doutor

Camila Botelho Miguel

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES; Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Doutora.

Referências

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Febre Amarela. 2016. Disponível em: < http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs100/pt/ >. Acesso em: 18 mar. 2018.

FRANCO O. História da Febre Amarela no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde; p.6-208, 1969.

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Febre amarela: guia para profissionais da saúde. Brasília, n. 1, p. 5-67, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde atualiza casos de febre amarela no Brasil. Brasília, 2018. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42496-ministerio-da-saude-atualiza-casos-de-febre-amarela-5. Acesso em: 18 de mar. 2018.

TAUIL PL. Aspectos críticos do controle da febre amarela no Brasil. Revista Saúde Pública, 44(3):555-558, 2010.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Organização Mundial da Saúde atualiza informações sobre febre amarela no Brasil em comunicado para outros países. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2018. Disponível em: < http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5583:oms atualiza-informacoes-sobre-febre-amarela-no-brasil-em-comunicado-para-outros-paises&Itemid=820>. Acesso em: 18 mar. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo I - Ciências Biológicas e Saúde - Resumo expandido