PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICAS DEGENERATIVAS NOS IDOSOS FREQUENTADORES DO CRAS DE MINEIROS

Autores

  • Denis Willian de Oliveira
  • João Vitor Silva Ferreira
  • Juliana Silva Guabiroba

Resumo

Todo ser humano, passa por processos de envelhecimento durante a vida. A velhice se constitui de processos cronológicos, biológicos e sociais. O envelhecimento, não se caracteriza por pessoas doentes ou com algum tipo de enfermidades. Tanto, que algumas doenças são desenvolvidas ao longo da vida, levando em conta processos sociais e culturais, podendo ser agravados com o aumento da faixa etária. O surgimento de diversas doenças crônicas degenerativas, ou seja, aquelas doenças particulares de cada indivíduo (não transmissíveis) e que não apresentam cura e sim tratamento, vem aumentando as dificuldades de idosos para realização nas diversas atividades básicas de vida diária (ABVD), por incapacidade funcional ou dores em regiões específicas. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de doenças crônicas degenerativas em idosos do Cras da região do bairro Leontino da cidade de Mineiros – GO.  Esta pesquisa é do tipo descritiva, que teve como análise, variáveis quantitativas para mensuração dos dados, analisados através da estatística descritiva a partir da frequência de ocorrência. O público alvo deste estudo, foram os idosos que frequentam as atividades regulares duas vezes por semana no Cras. A amostra foi constituída por dezessete idosos, dos quais, 14 participaram do estudo, sendo que três idosas não participaram, uma delas por apresentar deficiência intelectual e não conseguir entender as perguntas realizadas, e duas não responderam a entrevista. Os entrevistados, apresentaram as seguintes manifestações de doenças, 7,14% colesterol, 14,3% diabetes mellitus, 78,6% hipertensão arterial e 43% apresentaram algum tipo de doenças osteoarticulares ou osteomusculares sendo elas (osteoporose, artrite ou artrose). O ser humano, pode evitar várias dessas doenças, pelo fato da grande parte delas serem modificáveis pelo próprio indivíduo ao longo da vida, com hábitos de vida saudáveis no dia-dia e práticas ativas fisicamente.

 

Palavras – Chaves: Envelhecimento. Doenças Crônicas Degenerativas. Idosos.

Biografia do Autor

Denis Willian de Oliveira

Acadêmicos do curso de Educação Física do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes).

João Vitor Silva Ferreira

Acadêmico do curso de Educação Física do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes)

Juliana Silva Guabiroba

Mestra em Saúde Coletiva (UFMT). Docente efetiva do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes)

Referências

CASADO, Letícia; VIANNA, Lucia; THULER, Luiz. Fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Cardiologia. Rio de Janeiro. p. 379-388. 2009.

DIAS, Juliana; SENA, Cristina; PINTO, Paulo; SOUZA, Luciene. Ser idoso e o processo do envelhecimento: saúde percebida. Juiz de Fora. p. 372-379. abr/jun. 2011.

FELIPE, Lais; ZIMMERMANN, Anita. Doenças crônicas degenerativas em idosos: dados fisioterapêuticos. Fortaleza. p. 221-227. jul/set. 2011.

FREITAS, Elizabete; PY, Ligia. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2016.

NETTO, Francisco. Aspectos biológicos e fisiológicos do envelhecimento humano e suas implicações na saúde do idoso. Goiânia. p. 75-85. mar. 2004.

PUCCI, Nicole; PEREIRA, Márcia; VINHOLES, Daniele; PUCCI, Paolla; CAMPOS, Naique. Conhecimento sobre a hipertensão arterial sistêmica e adesão ao tratamento anti-hipertensivo em idosos. Revista brasileira de cardiologia. p.322-329. Tubarão. jul/ago. 2012.

SANTOS, Jacqueline Silva; TOMAZ, Alecsandra Ferreira; PEREIRA, Luandra; SANTOS, Lucas Barreto Pires; SILVA, Maria Valdenize Melo da. Prevalência das doenças crônico-degenerativas não transmissíveis em gerontes de grupos de convivência. p.04.

SCHNEIDER, Rodolfo; IRIGARAY, Tatiana. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. p. 585-593. Campinas. 2008.

YAZBEK, Michel; NETO, João. Osteoporose e outras doenças osteometabólicas no idoso. Campina. 2006.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo I - Ciências Biológicas e Saúde - Resumo expandido