REFLEXÕES SOBRE A CORRUPÇÃO NO ÂMBITO POLÍTICO

Autores

  • Carolina Naves
  • Daiane De Souza
  • Darlete Pereira
  • Débora Pereira
  • Elisângela Catarino
  • Ricardo Ribeiro

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo sobre algumas reflexões diante a corrupção, de como a mesma está presente na sociedade atualmente em muitos âmbitos, afetando grande parte da população, ocasionando algumas consequências, principalmente na educação e na saúde, retirando recursos que seriam destinados à esses serviços, prejudicando a população, impedindo o desenvolvimento do país, dessa forma, surge uma questão relevante, o que fazer para mudar esta situação? Essa pesquisa tem como objetivo demonstrar a corrupção dentro do âmbito político, que estão presentes na sociedade contemporânea, compreendendo como a corrupção se tornou tão bem arquitetada e difundida no Brasil e quão prejudicial é para a sociedade Brasileira. De acordo com o estudo bibliográfico realizado aqui, pode-se perceber que a corrupção existe desde a colonização. Sendo que a cultura brasileira influencia diretamente os comportamentos corruptos na formação do indivíduo enquanto cidadão, comportamentos muitas vezes considerados inofensivos do cotidiano como furar a fila denotam corrupção, e por vezes não são repreendidos e corrigidos dentro de valores morais e éticos básicos de convivência. Para o embasamento teórico utilizou-se vários autores, como Nigro (2015), conceituando a corrupção, Silva (2015), expondo sobre o histórico da corrupção, Almeida (2015), argumenta sobre formas simples de corrupção no cotidioano, Cortella (2009), trazendo a concepção do “jeitinho brasileiro”, Lourenço (2016), Laplantine (1988), Zancanaro (1994), Power e Gonzáles (2003), e Moraes (1987), falam sobre as consequências da corrupção. Os métodos utilizados na pesquisa resultaram na combinação de aspectos exploratórios, explicativo e descritivo. Por fim, a pesquisa constatou a relevância de se transmitir valores éticos e uma melhor educação às crianças brasileiras. Compreende-se assim que o costume de práticas corruptivas e danosas à população devem ser combatidas desde muito cedo, principalmente pelos familiares, já que a educação começa-se dentro de casa, bem como, no âmbito escolares, nas quais, preparam o indivíduo para viver me sociedade.

Referências

ALMEIDA, Jeronimo, Eduardo. Corrupção velada: Pequenas (grandes) fraudes ao programa do seguro-desemprego. Editora Cia do eBook, 2015. Disponível em: <https://books.google.com.br>. Acesso em: 21 de março de 2018.

BRASIL. Brasil perde cerca de R$ 200 bilhões por ano com corrupção, diz MPF. Disponível em <https://istoe.com.br/brasil-perde-cerca-de-r-200-bilhoes-por-ano-com-corrupcao-diz-mpf/>. Acesso em 16 de Maio de 2018.

CORTELLA, Mario Sergio. Entrevista à Redação do Responsabilidade Social.com Disponível em: <http://www.responsabilidadesocial.com/entrevista/mario-sergio-cortella/>. Acesso em: 21 de março 2018.

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. 1.ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

LEITE, Camila Mascarenhas; MACEDO, Marcos Francisco de. CORRUPÇÃO POLÍTICA: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL. Disponível: em: < http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/777>. Acesso em: 15 de Abril 2018.

LOURENÇO, Pedro de Andrade Ramos. Corrupção Política: origem, consequências e resoluções. Disponível em: < http://www.catolicadefortaleza.edu.br>. Acesso em: 21 de março de 2018.

MANDEL, Ernest. O Capitalismo. 1º ed. 1981. Última atualização 2014. Disponível em: < https://www.marxists.org/portugues/mandel/1981/mes/capitalismo.htm>. Acesso em: 15 de Abril de 2018.

MORAES FILHO, Antônio Evaristo de. O círculo vicioso da Corrupção. In: LEITE, Celso Barroso Leite et al. (Org.). Sociologia da Corrupção. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 1987, p. 25-26.

NIGRO, Rachel. ERA – Ética e Realidade Atual. Disponível em: <http://www.org.br/2015/12/corrupção-um-conceito-em-disputa/>. Acesso em: 21 de março 2018.

POWER, Timothy J.; GONZALEZ, Júlio. Cultura Política, Capital Social e Percepções sobre Corrupção: uma investigação quantitativa em nível mundial. Revista de Sociologia e Política. Curitiba: nov. 2003, p. 55.

SALOMÃO, Lucas. Brasil está em 79º lugar entre 176 países, aponta ranking da corrupção de 2016. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/brasil-esta-em-79-lugar-entre-176-paises-aponta-ranking-da-corrupcao-de-2016.ghtml>. Acesso em 16 de Maio de 2018.

SILVA, Elieci Mendonça. Corrupção. Editora Clube de Autores, 2015. Disponível em: <https://books.google.com.br>. Acesso em: 21 de março de 2018.

ZANCANARO, Antônio Frederico. A Corrupção Político-Administrativa no Brasil. São Paulo: Acadêmica, 1994, p. 9.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo I - Ciências Biológicas e Saúde - Resumo expandido