ADOLESCÊNCIA: OS DESAFIOS DE UMA FASE

Autores

  • Marília Rezende
  • Wilmar Neto
  • Josiele Rodrigues

Resumo

O presente artigo buscou conceituar a adolescência, a qual é uma concepção recente geralmente associada à diversos estereótipos, de acordo com autores da Psicologia do Desenvolvimento. Além disso, procurou ressaltar a importância do conhecimento sobre a mesma, de forma que ela representa um período de transição em que se abandona a identidade infantil à procura de uma nova que atenda as demandas da idade adulta. Para isso, foram feitas entrevistas semiabertas com adolescentes e suas mães e observou-se que principalmente os adultos e os adolescentes mais velhos veem a adolescência como um período de rebeldia, já os mais novos relacionam este período à fatores de ordem biológica. Essa incompreensão acerca desta fase faz com que os pais adotem posturas inadequadas que não auxiliam o filho em um desenvolvimento saudável, mas acabam por amplificar os conflitos comuns à adolescência.

Referências

ABERASTURY, Arminda; KNOBEL, Maurício. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. 10. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 9-61, 1992.

BERGER, Kathleen Stassen. O desenvolvimento da pessoa: da infância à terceira idade. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Campinas: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 11, n. 1, p. 63-76, 2007.

ERIKSON, Erick H. Identity: Youth and crisis. Londres: Faber and Faber, 1968.

TOURRETTE, Catherine; GUIDETTI, Michèle. Introdução à psicologia do desenvolvimento: do nascimento à adolescência. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo I - Ciências Biológicas e Saúde - Resumo expandido