OS CÍRCULOS FORMATIVOS DE PROFESSORES/PEDAGOGOS (CIFOPe): COMPREENDENDO UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Maria Da Silva
  • Gabriela Campos
  • Andréa Kochhann
  • Kátia Da Silva
  • Shirleide Cruz

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/ Ingressantes” (CIFOPe), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O projeto parte das principais preocupações e desafios da prática docente de professores iniciantes/ingressantes, visto que é neste período de iniciação que professores encontram desafios e no qual é comum o sentimento de insegurança, medo e despreparo profissional. O projeto de extensão intenciona fornecer subsídios ao processo de construção da profissionalidade docente, bem como acompanhar e fortalecer a ação dos professores iniciantes/ingressantes, possibilitando a formação profissional para lidar com o cotidiano do trabalho pedagógico e proporcionando um processo constante de autoavaliação e reorientação do seu trabalho. A parceria entre a UnB e a Secretaria de Educação do Distrito Federal foi estabelecida com a Escola Classe 831 – uma escola pública de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e educação especial – da Cidade Satélite de Samambaia, Distrito Federal. O primeiro encontro contou com 18 professores, a equipe do GEPFAPe que é composta pelas professoras orientadoras, acadêmicos – tanto de doutorado e mestrado quanto de graduação – e também a comunidade externa que se torna membro do grupo. Destarte, o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes” tem envolvido no processo dialético da ação extensionista desde acadêmicos até professores experientes o que possibilita, no movimento do processo, um crescimento na formação inicial e continuada de todos os partícipes.

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo