EDUCAÇÃO BÁSICA E O DESAFIO DO ENSINO BILÍNGUE

Autores

  • Ácna Campos
  • Elisângela Catarino

Resumo

A inclusão dos surdos no ensino tem crescido significativamente, também a preocupação em não tornar estes alunos apenas incluídos no ambiente escolar também. Para que estes alunos se sintam pertencidos no processo de aprendizagem é importante que na escola tenha em seu quadro profissionais que falem a sua língua, LIBRAS, daí a importância do ensino de libras na escola, enquanto disciplina, pois facilita a ação pedagógica como meio de comunicação com o surdo. Este trabalho tem como objetivo de analisar o ensino de Libras na educação básica como parte da educação inclusiva. Partindo de uma revisão bibliográfica de autores que defendem como Miranda (2012), Ramos (2010), Quadros (1997). Narrativas anteriores nos indicam que a história do ensino ao surdo foi marcado negativamente pela exclusão e incompreensão do mesmo. Com a legislação de 1996 (LDB) a inclusão destes indivíduos se faz mais presente, no entanto sem de fato garantir um real aprendizado. Aborda o ensino de Libras enquanto disciplina, torna-se primordial para subsidiar não apenas o aluno surdo, mas também os alunos ouvintes, professores e demais agentes educacionais. Trata-se da missão do professor de incluir o surdo no processo de aprendizagem e interação dos surdos com os demais ouvintes, afim de oferecer que não fique ninguém excluído no processo de ensino- aprendizagem. Também é pensado como é realizado a avaliação do aluno surdo, em que há uma cobrança enorme para que ele aprenda português, porém não aprecia a língua dominante. 

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo