AS MÍDIAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: uma experiência em um projeto de extensão

Autores

  • Andréa Kochhann
  • Maria Cecília Silva de Amorim
  • Mateus Marques
  • Natália Ribeiro
  • Thays Fernandes

Resumo

Este artigo é reflexo de um projeto de extensão intitulado “FORM-AÇÃO: Encontro de Formação de Professores da Educação Básica”, vinculado ao GEFOPI- Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, da Universidade Estadual de Goiás e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos. O projeto tem por objetivo a formação continuada de professores da rede municipal e inicial de acadêmicos da UEG, dos cursos de Pedagogia e Letras. Os encontros presenciais ocorrem uma vez ao mês, por meio de palestras com atividades teóricas e práticas sobre assuntos escolhidos pelos partícipes. E para dar apoio ao processo de ensino e aprendizagem os partícipes contam com um grupo no WhatsApp para discutir as teorias discutidas em cada encontro e publicações de suas atividades práxicas no Facebook. Considerando o projeto de extensão, elaboramos este artigo tendo como objetivo apresentar como as mídias estão sendo utilizadas ao longo do projeto, buscando compreender quais suas contribuições e limites para o processo de efetivação da formação inicial e continuada dos partícipes.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. Oque é mídia-educação? 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Orgs.) Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. v. 2. p. 116-124.

FRANCO, Iara Cordeiro de Melo. Redes sociais e a EAD. In: FREDRIC, Michael Litto;

KNOL, Ariana Chagas Gérson; BRITO, Glaucia da Silva; BOENO, Kottel. Formação continuada para o uso de tecnologias educacionais: o que os professores querem? In: TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima et al (Orgs). Da internet para a sala de aula: educação tecnologia e comunicação no Brasil. Jundiaí- SP: Paco Editorial, 2016.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 34. ed. Rio de Janeiro: Artmed, 1999.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

REIS, Renato Hilário dos. Histórico, Tipologias e Proposições sobre a Extensão Universitária no Brasil. Cadernos UnB. Extensão: A universidade construindo saber e cidadania. Brasília,1996. In: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/download/6094/5042.

LIMA, Daniella da Costa Britto Pereira. Tecnologias, educação e formação: Conceitos, inclusão e iniciativas. In: ANDERI, Eliana Gonçalves Costa e TOSCHI, Mirza Seabra Toschi (orgs.) Inclusão digital e social: conhecimento e cidadania. Anápolis: Editora UEG, 2016.

PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura na sala de aula. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.

SOUSA, Ana Luiza Lima. A história da extensão universitária. Campinas: Alínea, 2000.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo