UTILIZAÇÃO DE TESTES DIAGNÓSTICOS RÁPIDOS NA DETECÇÃO DE ENFERMIDADES EM GATOS

Autores

  • Ludmyla Campbell
  • Dáfne Carrijo
  • Iana Resende
  • Yanka Alves
  • Karla Borges
  • Eric De Paula

Resumo

O teste imunocromatográfico de fluxo lateral, também chamado de teste rápido ou snap test, têm sido uma ótima alternativa de diagnóstico de enfermidades nas próprias clínicas veterinárias ou no campo, devido ao resultado ser dado em poucos minutos e dispensar o uso de outras tecnologias. Comercialmente, existem vários testes disponíveis, sendo possível a análise de vários materiais biológicos. O teste também deve ser escolhido com base na patologia da doença, sendo possível a detecção de antígenos ou anticorpos. Apesar desse método evidenciar de forma precisa o agente envolvido, o diagnóstico definitivo não pode ser apenas através de um único teste.  Com o aumento da população felina, o uso de testes rápidos em clínicas veterinárias auxilia muito o profissional no diagnóstico de doenças. Mediante essas informações, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão informando sobre os principais testes rápidos utilizados para detecção de doenças em felinos.

Referências

TIZARD, I.R. Imunologia veterinária. 9. ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2014.

HENDRIX, C.M. Procedimentos laboratoriais para técnicos veterinários. 4. ed. São Paulo. Roca, 2005.

MEGID, J.; RIBEIRO,M.G.; PAES, A.C.; Doenças Infecciosas em Animais de Produção e de Companhia. 1. ed. Rio de Janeiro. Roca. 2015.

NEGRI, D. et al. Toxoplasmose em cães e gatos. Disponível em: < http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/Plnrs8cwK0Yc3nV_2013-6-13-15-16-0.pdf> Acesso em: 28 de março de 2018.

PORTAL CFMV. População de gatos cresce em média 8% ao ano no Brasil e está perto de se igualar a de cães. Disponível em: < http://portal.cfmv.gov.br/noticia/4064> Acesso em 28 de março de 2018.

JAPOLLA, G. et al. Teste imunocromatográfico de fluxo lateral: uma ferramenta rápida de diagnóstico. Acesso em < http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015c/agrarias/teste%20imunocroma.pdf> Acesso em 28 de março de 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo I - Ciências Biológicas e Saúde - Resumo expandido