a PERCEPÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Cleide Souza Shimokomaki
  • Roberto Massami Shimokomaki
  • Prscila Tiyoko Souza Shimokomaki
  • Durlei Martins dos Santos Junior

Resumo

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O presente artigo visa identificar e discutir os principais entraves representados pela percepção de alunos, professores e coordenadores do curso de bacharelado em Administração, oferecido pelas Fundações Municipais de Ensino Superior instaladas, e em operação no Estado de Goiás. Conjuntamente a isso, visa elencar e propor discussões sobre os fatores e causas que motivam a evasão dos estudantes matriculados no curso. É notório que manter o aluno motivado em um curso superior é uma atividade difícil, sobretudo porque tal ato é circundado por fatores intrínsecos e extrínsecos que precisam ser identificados e analisados, uma vez que a evasão no Ensino Superior tem sido alvo de inúmeros debates, mas ainda carece de estudos que a investiguem. Não basta proporcionar o acesso, também é necessário garantir a permanência e a satisfação do aluno no curso o qual ele escolhe, para isso é preciso pensar não somente as práticas pedagógicas do professor, mas também sua qualificação profissional, as políticas de fomento à pesquisa, e também as políticas de cada instituição frente a uma nova realidade que se instaura desde a criação da universidade até os dias atuais. Portanto, neste artigo discutiremos os dados referentes à evasão, bem como outros problemas menores que emergem da percepção de alunos, professores e coordenadores entre os anos de 2012 a 2015. Para a sustentação teórica deste estudo, são tomados como suporte autores como Sampaio (1999), Martins (2002), Oliven (2002), Polydoro (2000) dentre outros que investiguem a evasão no Ensino Superior.

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo