ASPECTOS GERAIS SOBRE O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

GENERAL ASPECTS ABOUT THE USE OF MOBILE DEVICES IN HIGHER EDUCATION

Autores

  • Mirian Lima Fernandes Centro Universitário de Mineiros, GO-UNIFIMES
  • Dina María Beltrán Zapa
  • Lorena Cristina Curado Lopes

Palavras-chave:

Aprendizagem, Alunos, Docentes, Smartphones, Tecnologia

Keywords:

Learning, Students, Teachers, Smartphones, Technology

Resumo

Objetivou-se com esse estudo abordar aspectos gerais sobre a utilização de dispositivos celulares na educação superior. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de literatura, usando as bases de dados Science Direct, Scopus, Reserchgate e Scielo, empregando-se os seguintes assuntos: TIC´s na educação superior, impacto do uso de dispositivos tecnológicos na sala de aula, percepção dos docentes e alunos sobre a utilização de metodologias ativas dentro da sala de aula, aplicação de jogos e material didático na aprendizagem dos alunos, estes termos foram também transpostos para o inglês para que se aumentasse o escopo de artigos encontrados sobre o tema. Em relação à posse de smartphones, foi identificado que em mais de (80%) dos estudos analisados os alunos possuíam um, resultados semelhantes aos de com uma porcentagem maior entre os homens em comparação com as mulheres. Quanto as áreas profissionais, 90,0% das áreas da saúde possuem celular, 87,7% das ciências administrativas, Contábeis e Econômicas 86,8% das ciências agrárias e 82,8% educação e ciências sociais. Os jovens de 17 a 25 anos são os que mais usam os smartphones, no entanto à medida que envelhecem, essa porcentagem diminui. Quando foi analisado o uso do celular nas atividades acadêmicas pelos docentes, menos de 40% dos professores ocasionalmente utilizam smartphones em atividades acadêmicas, o que reflete a prevalência de imigrantes digitais entre os docentes universitários. De acordo com os resultados desta pesquisa, os smartphones continuam sendo os dispositivos mais utilizados tanto para o uso de aplicativos quanto para busca de informações entre os alunos.

Abstract

The objective of this study was to address general aspects of the use of cellular devices in higher education. A bibliographic literature search was carried out, using the Science Direct, Scopus, Reserchgate and Scielo databases, using the following subjects: ICTs in higher education, impact of the use of technological devices in the classroom, teachers' perception and students about the use of active methodologies within the classroom, application of games and teaching material in student learning, these terms were also transposed into English to increase the scope of articles found on the topic. Regarding the possession of smartphones, it was identified that in more than (80%) of the studies analyzed, students had one, results similar to those with a higher percentage among men compared to women. As for professional areas, 90.0% of health areas have a cell phone, 87.7% of administrative, accounting and economic sciences, 86.8% of agricultural sciences and 82.8% of education and social sciences. Young people aged 17 to 25 are the ones who use smartphones the most, however, as they get older, this percentage decreases. When the use of cell phones in academic activities by professors was analyzed, less than 40% of professors occasionally use smartphones in academic activities, which reflects the prevalence of digital immigrants among university professors. According to the results of this research, smartphones continue to be the most used devices both for using applications and searching for information among students.

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Publicado

2024-09-17