DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HABILIDADES CIRÚRGICAS
CLINICAL CASES DISCUSSION AS A LEARNING STRATEGY AT SURGICAL SKILLS COURSE
Palavras-chave:
Cirurgia, Habilidades cirúrgicas, Medicina, Aprendizagem, Casos clínicosKeywords:
Surgery, Surgical skills, Medicine, Learning, Clinical casesResumo
O presente trabalho visa relatar a experiência na vivenciada por alunos da faculdade de medicina do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, campus de Trindade-GO, na construção do pensamento crítico, elaboração diagnóstica e condutas médicas a partir da discussão de casos clínicos relacionados com o conteúdo didático. De vinte e três alunos submetidos ao método, 19 responderam a um questionário de maneira espontânea, disponível para consulta pública. Cem por cento dos alunos que responderam ao questionário concordaram que estão confiantes no domínio do conteúdo para atender um paciente real que apresentasse alguma patologia relacionada aos temas estudados. Os resultados indicaram que a aprendizagem baseada na discussão de casos clínicos teve um impacto positivo nos níveis de engajamento, satisfação, autoconfiança e desempenho dos alunos.
Abstract
The present work aims to report the experience lived by students at the medical school of the Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, Trindade-GO campus, in the construction of critical thinking, diagnostic elaboration and medical procedures based on the discussion of related clinical cases with didactic content. Of twenty-three students submitted to the method, 19 responded to a questionnaire spontaneously, available for public consultation. One hundred percent of the students who responded to the questionnaire agreed that they were confident in mastering the content to care for a real patient who presented some pathology related to the topics studied. The results indicated that learning based on the discussion of clinical cases had a positive impact on students' levels of engagement, satisfaction, self-confidence and performance.