EMANCIPAÇÃO HUMANA: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NA PRÁXIS ACADÊMICA

Autores

  • Patrícia Ferreira
  • Alice Carlos Feliciano
  • Patrícia Ramiro
  • Vanessa Amélia da Silva Rocha
  • Andréa Kochhann

Resumo

O presente texto advém do projeto de pesquisa “EMANCIPAÇÃO HUMANA: possibilidades e dificuldades de alcance pela práxis acadêmica”. Como o tema é emancipação humana elaborou-se como problema “Quais as possibilidades e dificuldades da efetivação da emancipação humana por meio da práxis acadêmica?”. O objetivo é apresentar as possibilidades e dificuldades da efetivação da emancipação humana por meio da práxis acadêmica. Para isso, o projeto se desmembra em cinco subprojetos. Os subprojetos estão assim organizados: 1 - a emancipação humana pelas vias do currículo de Pedagogia e de Matemática da UEG, 2- a pesquisa e extensão universitária enquanto práxis acadêmica, 3- como os trabalhos de um grupo de estudo favoreceram a experiência de práxis acadêmica, 4- o processo de aprendizagem de conceitos matemáticos alicerçado no coaching educacional e 5- a emancipação e a práxis acadêmica possibilitada pela tendência histórico-crítica. Essa pesquisa qualitativa seguirá o método Materialismo Histórico-Dialético. A metodologia será bibliográfica, documental e com grupo focal. O referencial teórico será em Gramsci, Marx, Saviani, Meszaros, Curado Silva e muitos outros e os documentos são da Universidade Estadual de Goiás. Como é uma pesquisa matriz que se desdobra em cinco subprojetos, cada um tem sua metodologia específica. A pesquisa está em fase gestacional e não tem condições de apresentar análises empíricas. Destarte, a discussão teórica até o momento será apresentada no tocante a demonstrar que a emancipação humana deve ser a missão as instituições principalmente, públicas, e que pode ser alcançada pelas vias da práxis acadêmica, seja representada pelo currículo, pelas ações de pesquisa e extensão, pelos grupos de estudos, pela relação professor e aluno ou pela tendência educacional.

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo