SABERES PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA

Autores

  • Jackellini Silva Sousa Bemfica
  • Natalia Ribeiro Teixeira
  • Maria Cecília Silva de Amorim

Resumo

Este trabalho faz parte das discussões do GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. Objetiva-se discutir a “Formação docente para uma prática reflexiva na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental”. A inquietação parte de uma ansiedade de conhecer melhor a forma como se desenvolve o processo de aprender e ensinar, relacionado as pesquisas sobre formação de professores – algo que se torna cada vez mais indispensável para atuação dos mesmos. Busca identificar os saberes pedagógicos necessários para a articulação do conhecimento com a prática, considerando a atividade docente sempre passível de reflexão. A pesquisa se origina de um projeto monográfico do curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de São Luís de Montes Belos. Diante disso, elaboramos a seguinte pergunta: quais os saberes pedagógicos necessários para uma prática docente reflexiva que contemple os diferentes sujeitos do aprender? Dessa forma, buscaremos leituras em Schulman (1986, 2015) para definição da base de conhecimento (Knowledge base); nos Referenciais para Formação de Professores (RFP, 1999); Pimenta (2012) e Freire (1996) sobre saberes pedagógicos; Schön (2007), Perrenoud (2000) sobre a prática reflexiva e sobre as novas competências para ensinar, Tardiff e Lessard (2005), Nóvoa (1995), Imbernón (2009) que discutem a formação continuada, dentre outros.

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo