JOVENS, ESCOLA E CULTURA DA PAZ: PERCEPÇÕES DOS JOVENS ACERCA DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Autores

  • Milene de Oliveira Machado Ramos Jubé
  • Claúdia Valente Cavalcante
  • Joaquim Fleury Ramos Jubé

Resumo

O presente trabalho é resultado da dissertação em andamento, da linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura, do Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e tem como objetivo compreender a percepção dos jovens em relação à violência escolar e analisar o impacto das políticas públicas e programas/projetos de combate à violência, adotados nas escolas da Rede Estadual de Educação. Nosso campo de pesquisa é o Instituto de Educação de Goiás- IEG, escola pública da Rede Estadual de Educação, indicada pela Subsecretaria Metropolitana como referência em situações de conflitos violentos. Inicialmente, para apreender o objeto de estudo, foi analisado o balanço das produções acadêmicas de pós-graduação elaboradas no período de 1999 a 2006 sobre juventude; a seguir foi realizado o levantamento entre os anos de 2007 a 2013 no banco de dados da CAPES, de teses e dissertações de mestrado em Educação, sobre jovens e violência escolar. A perspectiva metodológica é qualitativa, sendo a pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de questionários e entrevistas com jovens do Ensino Médio matriculados, frequentando a escola regularmente, com idade entre 17 e 24 anos. Também foram realizadas análise de dados dos seguintes documentos da escola: Atas de Registros, Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico, com o intuito de conhecer quais as principais ocorrências de violência na Escola, como tratam as situações de conflito por ela registradas, e se utiliza os procedimentos da cultura da paz como estratégia de resolver conflitos.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Resumo Expandido