A EVENTUALIDADE NO MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Guilherme Sousa Borges
  • José humberto Rodrigues dos Anjos

Resumo

Este trabalho reflete sobre a característica de eventualidade que vem sendo atribuída ao trabalho docente, a partir de uma contextualização teórica a respeito da precarização da profissão de professor. Parte-se do pressuposto de que o exercício da docência vem sendo tratado como simples oportunidade de complementação de renda por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, uma vez que as Políticas Públicas educacionais em vigor, direcionadas à lógica do mercado de trabalho, não oferecem condições satisfatórias à concretização do conceito de profissional da educação, situação que, aliada à precariedade das condições do ensino público, acaba diminuindo o interesse pela dedicação exclusiva ao trabalho docente. Por isso, faz-se necessário debater a respeito da precarização da profissão de professor, considerando os contextos teórico e prático observados no exercício da docência atualmente.

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo