DIREITOS HUMANOS E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A LEI 10.639/2003

Autores

  • Polyana Lopes Rinaldi
  • José humberto Rodrigues dos Anjos

Resumo

O presente texto é um recorte do projeto de extensão, cujo título é Relações étnico-raciais e de diversidade na escola: formação de professores na perspectiva da Lei 10.639/2003, e que ainda está sendo desenvolvido, tendo como objetivo a análise da legislação já citada, bem como sua significativa importância dentro da escola. Trata ainda das diversas implicações em relação à questão étnico-racial, bem como da importância da formação de professores especializados. Tem como objetivo analisar e discutir a lei que implementa no currículo escolar o estudo sobre a Cultura e a História Afro-brasileira e Africana, mostrando assim o professor e sua formação como instrumentos de transformação. Para a composição do estudo, foram utilizados os métodos da pesquisa bibliográfica, por meio de leitura e compreensão de leis, livros e artigos de vários pensadores e pesquisadores. Dentre estes destacamos: Brasil (1988), Carlos Marcelo Garcia (1999) e D’Angelo (2010), Francisco Imbernón (2010).

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo IV - Ciências Sociais Aplicadas - Artigo