ATUAÇAO DO BACHAREL EM ENFREMAGEM NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Viviane Vilela Nogueira
  • Lorena Miranda Schmidt

Resumo

Os cursos de graduação em Enfermagem normalmente aparecem inseridos como parte do grupo das ciências naturais, biológicas e da saúde nos organogramas das diversas escolas formadoras. O presente artigo insere na área da formação de professores e tem como objetivo discutir a docência no ensino superior e sua consequente necessidade de formação pedagógica de docentes bacharéis em enfermagem que exercem no Ensino Superior. Todavia, não se pode perder de vista a profunda influência que as ciências sociais e humanas exercem nessa área, uma vez que o seu objeto de cuidado, o Homem, caracteriza-se como um sujeito psicológico, social e cultural. Tal interface está evidenciada nos próprios manuais do Ministério da Saúde que caracterizam a necessidade de implementação de uma assistência à saúde cada vez mais humanizada, como nos programas de Incentivo e Humanização do Parto Natural, Alojamento Conjunto, Aleitamento Materno, entre outros. Tais programas englobam toda a equipe multiprofissional, o que destaca sempre a Enfermagem como área mais atuante na questão da humanização, exercendo atividades educativas e de orientações em todos os protocolos de atuação referenciados pelo mesmo Ministério.

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo