A INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO: NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luzitania do N. Morais Souza
  • Irondina de Fátima Silva
  • Wanda Pereira de Lima

Resumo

A inclusão de deficientes na educação infantil e séries iniciais, é um tema e uma questão muito recente, há muito que aprender para de fato tornar a sociedade e a educação brasileira realmente inclusiva. Numa sociedade capitalista com classes sociais distintas e antagônicas é preciso fazer varias inclusões e uma delas são os deficientes auditivos que foram durante muitos séculos duramente excluídos da sociedade. A trajetória da Educação e o processo de inclusão foram marcados por grandes obstáculos, mesmo a garantia prevista na legislação ainda requer a continuidade das lutas em defesa de que essa inclusão se efetive de verdade. Ainda se faz presente no papel.  Entender o processo de inclusão ao longo da história requer um estudo nos registros, que se fazem presentes em publicações como livro, artigos, na legislação, nas políticas publica e outros. As compreensões de como essas pessoas foram sendo incluídas no contexto da educação e da sociedade na trajetória educacional, a implantação da proposta de educação inclusiva no Brasil, segue diferentes caminhos. Este trabalho tem como proposta básica perceber como os professores podem com o processo de inclusão de crianças deficientes auditivas na fase inicial dos seus estudos, fase decisiva para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil e séries iniciais.

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo