A DANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MINEIROS-GOIÁS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lindonei Barbosa de Assis Junior
  • Suzane Ribeiro Milhomem

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência acerca da percepção sobre o ensino da dança em parte das escolas da Rede Municipal de Educação de Mineiros-Goiás a partir do olhar do professor de educação física. Se caracteriza como uma síntese da vivência em cinco escolas municipais, construídas a partir de diálogos, observações e reflexões do cotidiano escolar e da experiência profissional desenvolvida desde janeiro de 2016. Teve como objetivo principal descrever como a dança era compreendida pelos sujeitos das escolas envolvidas e como essa concepção se modificou a partir da prática profissional com a dança enquanto conteúdo curricular. A princípio, podemos supor que a dança não era concebida pela escola enquanto um conhecimento do currículo tendo em vista que era requisitada apenas de forma isolada e pontual, isto é, somente em datas festivas e/ou comemorativas, tais como: festa junina, noite cultural, dia das mães, dentre outros. Além do mais, o próprio calendário escolar e municipal tensionava para o direcionamento do conteúdo a ser trabalhado nas aulas de educação física, como por exemplo, com a realização de jogos escolares municipais a disciplina era conduzida para, novamente, uma atividade fim de preparação esportiva para os jogos. Partindo dessa inquietação foram desenvolvidas novas atividades com dança durante as aulas de educação física que tinham como objetivo fazer com que os alunos trabalhassem suas habilidades criativas, que elevassem sua visão em relação a dança a partir de novas experiências, trazendo para o ambiente escolar novas realidades da cultura vivida por cada aluno na sociedade onde vive. Percebemos também durante a realização dessas atividades que os alunos demonstraram além da criatividade, a socialização, o trabalho em equipe e o respeito com os colegas. A partir disso, pode-se concluir que, de acordo com a metodologia utilizada pelo professor, a dança passou a ser vista pela gestão escolar, equipe pedagógica e corpo docente de outra forma, na qual auxiliou os alunos participarem efetivamente das atividades rítmicas propostas pelo professor nas aulas de educação física. Acreditamos que esse trabalho não se reduz somente a descrição de um relato de experiência com a dança, que tivemos no decorrer das aulas. É possível ir além, como desenvolver mais pesquisas para abranger mais escolas do município, e que tragam mais dados, para poder auxiliar tanto professores quanto acadêmicos do curso de educação física, proporcionando certamente, conhecimentos, discussões, debates e reflexões que irão ao encontro das expectativas, dos anseios e dos desafios enfrentados na atuação profissional, principalmente no que tange à educação, à dança e à educação física.

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Resumo