A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CAMINHOS (IM)POSSÍVEIS PELA PRÁXIS CRÍTICO-EMANCIPADORA

Autores

  • Andréa Kochhann

Resumo

O presente artigo é reflexo de uma pesquisa de doutoramento em educação, realizado na Universidade de Brasília, tendo como objeto a formação docente. A pesquisa foi delimitada na formação da(o) pedagoga(o), da Universidade Estadual de Goiás, em projetos de extensão universitária, em andamento, em 2018. O problema da pesquisa se alicerçou em “Quais as perspectivas e os limites da extensão universitária como possibilidade de atividade práxis crítico-emancipadora, na formação de professores, do Curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Goiás?”. O objetivo geral foi analisar as perspectivas e os limites da extensão universitária como possibilidade de atividade práxis crítico-emancipadora na formação de professores do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás. Foi uma pesquisa quanti-qualitativa, teórica e empírica. Teórica sendo bibliográfica e documental. Empírica institucional na UEG. A tese defendida foi que a extensão universitária ao ser compreendida e realizada como práxis crítico-emancipadora no processo de formação docente e de trabalho concreto possibilita a construção da autonomia e a emancipação humana.

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo