DESAFIOS DA CLÍNICA CIRÚRGICA FRENTE AO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • Pedro Henrique Gomes Santana Unifimes - GO
  • Raysa Taynara Vasconcelos de Souza Unifimes - GO
  • Andresa de Cássia Martini Mendes Unifimes - GO
  • Ricardo Duarte Marciano Unifimes - GO

Resumo

O COVID-19, identificado pela primeira vez na China, foi capaz de provocar uma pandemia de grande impacto. Durante esse período, as cirurgias em um primeiro momento passaram a ser suspensas, permanecendo apenas as cirurgias de emergência. Mas, considerando as altas demandas cirúrgicas, tornou-se necessário a criação de protocolos para admissão e realização de procedimentos cirúrgicos. Assim, reforçou-se a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) entre os profissionais, estabeleceu-se critérios para triagem de pacientes com COVID-19 que realizariam procedimentos cirúrgicos e identificou-se técnicas de admissão pré e pós-operatórias nas salas cirúrgicas. Trata-se de uma revisão narrativa sobre os procedimentos cirúrgicos no contexto pandêmico, assim como as perspectivas clínicas que melhoraram e reforçaram os protocolos para pacientes com COVID-19. Realizou-se um levantamento bibliográfico visando descrever e discutir a significância clínica dos procedimentos cirúrgicos na pandemia. Para isso, artigos científicos foram pesquisados nas bases de dados como SciELO; PubMed e Google Acadêmico. Estudos publicados anteriores ao ano de 2019 e que não se relacionavam com a temática foram excluídos da pesquisa. Portanto, o presente trabalho enfatizou a importância da execução adequada dos protocolos previstos durante a pandemia por COVID-19, seguindo suas recomendações que incluem uso de EPI’s, critérios diagnósticos para triagem dos pacientes que serão submetidos à procedimentos cirúrgicos a partir de avaliação epidemiológica, clínica, laboratoriais e radiológicas, além dos cuidados essenciais dentro do centro cirúrgico para mitigar a disseminação e/ou contaminação do COVID-19 e, consequentemente, reduzir as complicações pós-operatórias decorrentes do estresse cirúrgico associado à essa doença.

Biografia do Autor

Raysa Taynara Vasconcelos de Souza, Unifimes - GO

Atualmente é Graduanda em Medicina - UNIFIMES (GO). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Brasília (2016). Tem experiência na área de Fisioterapia Neurológica, com ênfase em neuropediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, cardiopatia, síndrome de down, intervenções fisioterapêuticas.

Andresa de Cássia Martini Mendes, Unifimes - GO

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2010), Residência Veterinária em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Anestesiologia, Diagnóstico por Imagem e Patologia Clínica, área Anestesiologia (2012), mestrado (2014), Doutorado (2018) em Ciências Veterinárias com área de concentração em Clínica Médica e Cirúrgica dos animais domésticos e silvestres, Pós doutorado em Ciências Veterinárias na área de Biologia Molecular (2019) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Especialista em Gestão de sala de aula no Ensino Superior, pelo Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) (2020), associada a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV). Atualmente é docente da UNIFIMES- Campus Trindade, no curso de Medicina nas disciplinas de Técnica Operatória, Habilidades cirúrgicas e Planejamento de Trabalho de conclusão de curso (TCC). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia, Cirurgia e Odontologia dos animais domésticos e Biologia Molecular e Medicina na área de Habilidades cirúrgicas.

Ricardo Duarte Marciano, Unifimes - GO

Médico Cirurgião Geral (Residência no Hugo de 2016 a 2018). Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo (Residência na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia 2018 a 2020). Médico Legista pelo Estado de Goiás desde 2017. Endoscopia e colonoscopia diagnóstica e terapêutica.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Resumo Expandido

Categorias