A MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO
Resumo
A compreensão dos fatores que os motivam e mantêm o interesse do aluno na busca pelo conhecimento é um assunto muito discutido, pois os próprios professores percebem em sua prática diária o desinteresse dos jovens em relação aos conteúdos e à escola. Ao longo deste trabalho, será discutido, então, a percepção sobre a motivação para o aprendizado a partir das teorias psicológicas predominantes como a psicanálise, a análise do comportamento e a teoria de Joseph Nuttin, reunidas por meio de uma revisão bibliográfica de análise qualitativa. A partir da pesquisa, pudemos perceber que há várias teorias que buscam explicar o fenômeno da motivação, mas que são muitas vezes baseadas em dicotomias que restringem a compreensão do fenômeno levando em consideração os aspectos cognitivos, pulsionais e sociais. A compreensão dos aspectos que influenciam na motivação para o aprendizado pode auxiliar o professor em sua prática, possibilitando um maior engajamento dos alunos no seu próprio processo de ensino-aprendizagem.