SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ENSINO REMOTO: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Autores

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo inúmeras consequências à vida e saúde das pessoas. Uma delas foi a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para que as atividades educacionais não ficassem paralisadas durante o período de isolamento social. Objetivando analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes e a razão deles não interagirem nas aulas mediadas por tecnologia, este trabalho evidencia as adversidades enfrentadas por eles no período em que o ERE ocorreu, bem como os motivos pelos quais eles preferem o ensino presencial ao remoto. Este estudo é qualitativo e descritivo, pois tem caráter essencialmente interpretativo e pretende analisar as relações entre as variáveis identificadas em uma roda de conversa com seis estudantes matriculados na disciplina de Sistemas de Informação, no segundo período do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Mineiros. Após a obtenção dos dados, organizou-se um corpus que foi analisado utilizando-se a análise temática de conteúdo propostas por Bardin (2016), em que as categorias foram identificadas a posteriori, de forma indutiva, a partir das falas dos estudantes. As categorias de análise nos permitiram entender que as dificuldades apresentadas têm relação entre si e foram determinantes para o fato de não interagirem nas aulas, e, estão diretamente relacionadas à preferência deles pelo ensino presencial. Desse modo, esperamos que os pontos levantados nesse estudo possam servir para reflexão e discussão para que, mesmo os estudantes preferindo o ensino presencial, os docentes não deixem de integrar em suas práticas pedagógicas as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Biografia do Autor

Milena Silveira Resende, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Jataí (2021), linha de pesquisa: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem. Graduada em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Mineiros (2001). Realizou Especialização em Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2004) e Especialização em Gestão e Docência Universitária (2020). É docente efetiva no curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação e Língua Inglesa Instrumental. Foi Coordenadora do Departamento de Informática da UNIFIMES até janeiro de 2017 e atualmente, exerce nessa instituição as funções de: Pesquisadora Institucional, Ouvidora, Coordenadora da Comissão Permanente de Vestibular e membro da Comissão Permanente de Concursos Públicos

Wesley Fernandez Vaz, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutor (2012) e Mestre (2007) em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2005). É professor associado da Universidade Federal de Jataí (UFJ) atuando nos cursos de graduação em Química, no Mestrado em Química e no Mestrado em Educação desta Universidade. Tem experiência na Área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação em Ciências, alfabetização científica, materiais de ensino, processo de ensino aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigo

Categorias