ÓCIO E CRIATIVIDADE: UMA BREVE DISCUSSÃO

Autores

  • Letícia Soares Nascimento Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Amanda Nascimento da Silva Xavier Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Luccas Horácio S. de Oliveira Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Guilherme Rodrigues Silva Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros

Palavras-chave:

Ócio, Ócio criativo, Redes sociais, Internet, Lazer criativo

Resumo

É comum as pessoas associarem o ócio (criativo) com a “preguiça”, com a falta do que fazer ou até mesmo como algo negativo. Por outro lado, é necessário entender que o significado de ócio criativo é definido como momento de lazer ou diversão que o sujeito vivencia durante seu tempo livre fora do trabalho, que pode ser de forma criativa e inovadora. Na atualidade, esse tempo livre tem sido utilizado cada vez mais com atividades criativas que inclusive podem render dinheiro aos indivíduos. 

Biografia do Autor

Letícia Soares Nascimento, Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES

Estudante do 1º período do curso de Educação Física da UNIFIMES.

Amanda Nascimento da Silva Xavier, Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES

Estudante do 1º período do curso de Educação Física da UNIFIMES.

Luccas Horácio S. de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES

Estudante do 1º período do curso de Educação Física da UNIFIMES.

Guilherme Rodrigues Silva, Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES

Estudante do 1º período do curso de Educação Física da UNIFIMES.

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

Downloads

Publicado

06-12-2022