ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Ensino Superior, Inclusão, Educação inclusiva, Legislação

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o processo de acessibilidade de estudantes com deficiência no ensino superior. Eventualmente o processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) é um tema que vem sendo discutido há décadas no Brasil e está cada vez mais presente no nosso dia a dia. As legislações tem trazido conquistas importantes para a educação inclusiva. Diante dessa perspectiva de educação inclusiva, várias leis estabeleceram os direitos das pessoas com deficiência. Tornando assim conjunturas favoráveis para a discussão, elaboração e implementação de modelos educacionais inclusivos.

Biografia do Autor

Magda Silva Nery, UniFimes

Possui graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2021) e graduação em Zootecnia - Faculdades Integradas de Mineiros - FIMES (2008). Especialização Lato Sensu em Processamento e Controle de qualidade em Carne Leite e Ovos. UFLA. Lavras-MG (2012), Especialização em Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior. Centro Universitário de Mineiros. UNIFIMES. Mineiros?GO. (2016). Atualmente sou assessora acadêmica no Centro Universitário de Mineiros.

Wilmar Ferreira Neves Neto, UniFimes

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Mineiros (2021) e graduação em Licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário de Mineiros (2021), onde participou do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Mineiros: PIBIC-UNIFIMES, como Bolsista em Projetos de Pesquisa e Extensão (2018- 2020).

Elisângela Maura Catarino, UniFimes

Doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2020-).Pós-doutorado em Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra - ESEC/PT (2017-2019) sob a orientação da Dra. Fátima Neves. Doutora em Ciências da Religião pela PUC-GO (2005 - CAPES 5) na Linha de Pesquisa Religião e Movimentos Sociais. Mestra em Teologia com especialização em Educação Comunitária Infância e Juventude pela EST/UFRGS (2010 - Conceito 5 CAPES). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (2007) e Docência do Ensino Superior pela FAMATEC (2012). Licenciada em Língua Portuguesa e inglesa e suas respectivas licenciaturas, pela Universidade Estadual de Goiás (2004) e Licenciada em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas - ICSH (2003). É servidora pública da Secretaria Estadual de Educação de Goiás - SEDUCE (1999 - Professora P-IV) e da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (2015 - Professora Titular - CII), onde atua como professora na Pós-graduação e nos Cursos de Medicina Veterinária, Engenharia, Pedagogia, Educação Física e Psicologia. Colíder do Grupo de Pesquisa Psicologia, Processos Educativos e Inclusão da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NEPEM/UNIFIMES/CNPq. Professora colaboradora no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social - MPIES da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atualmente trabalha com as seguintes temáticas: Literatura. Linguagem. Educação e Diversidade e Educação Especial com foco nos surdos.

Downloads

Publicado

06-12-2022