CERRADO EM RISCO: IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO AGRONEGÓCIO E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA NO MATOPIBA

Autores/as

  • José Elizaldo Araujo da Silva UFMA - Universidade Federal do Maranhão
  • Marcelo Bruno Araújo Queiroz

Palabras clave:

Agronegócio, MATOPIBA, Desmatamento, Resistência, Educação

Resumen

O Bioma Cerrado, reconhecido como hotspot de biodiversidade do planeta, é fundamental para a manutenção dos recursos hídricos brasileiros, sendo identificado como o berço das águas. Contudo, tem sido intensamente suprimido pela expansão da fronteira agrícola na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Esse território consolidou-se como epicentro da produção de grãos e commodities agrícolas, alavancado por incentivos ao agronegócio e investimentos em infraestrutura, oriundos tanto da iniciativa privada quanto pública.

Biografía del autor/a

  • José Elizaldo Araujo da Silva, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

    Mestrando em Cultura e Sociedade (PGCult) no Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui pós-graduação em Tecnologias Aplicadas à Educação e em Administração Pública, além de estar cursando uma pós-graduação em Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É graduado em Gestão Financeira pela Estácio de Sá (2024) e graduando em Filosofia. Tem experiência em movimentos sociais e pastorais, com foco no desenvolvimento de projetos voltados à responsabilidade social e sustentabilidade. É membro multiplicador em sustentabilidade pela Rede Brasil Sustentável, contribuindo para ações que promovem práticas sustentáveis e fortalecem a conscientização ambiental.

  • Marcelo Bruno Araújo Queiroz

    Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus São Raimundo Nonato, na área de Disciplinas Pedagógicas/Formação de Professores. Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CPCE) e Licenciatura em Pedagogia (Uninter). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGEC/UESC) e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECM/UFRN). Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - Mestrado Profissional (PROFEI) e da Pós-Graduação em Ensino de Ciências (latu sensu), ambos da UNIVASF, Campus Serra da Capivara. É líder do grupo LUTAS - Núcleo de Pesquisa em Educação Científica e Sustentabilidade, realizando investigações e ações extensionistas com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação CTS, Educação para a Sustentabilidade, Educação Inclusiva, Bioma Cerrado e Caatinga e Livros didáticos. É pai, esquerdista e anticapitalista.

Archivos adicionales

Publicado

2025-10-09

Número

Sección

Temas transversais no Cerrado (Interdisciplinar)