VOZES DO CERRADO: AÇÕES CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR

Autores/as

  • Helena Goulart de Almeida Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás
  • Josy Rodrigues Silva
  • Maria Clara Aguiar Holanda
  • Sabrina do Couto Miranda
  • Mirley Luciene dos Santos
  • Plauto Simão de Carvalho

Palabras clave:

Sustentabilidade, Clima, Mitigação, Adaptação

Resumen

O Cerrado é altamente biodiverso e desempenha importante papel na regulação climática e manutenção dos recursos hídricos do país, entretanto está sob crescente ameaça das atividades antrópicas e dos impactos das mudanças climáticas. Estas interferem diretamente no aumento das temperaturas médias, alteração nos regimes de chuvas e na dinâmica da diversidade biológica singular do bioma.

Biografía del autor/a

  • Helena Goulart de Almeida, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás

    Graduanda de Agronomia pela Universidade Estadual de Goiás - Unu. Palmeiras de Goiás.

  • Josy Rodrigues Silva

    Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro de Ensino em Período Integral Liodosia Serra Ramos(2021)

  • Maria Clara Aguiar Holanda

    Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio El Shaday(2021). Atualmente é da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia.

  • Sabrina do Couto Miranda

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é especialista em Biologia Vegetal pela UEG, mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Ecologia pela UnB.Atua nos cursos de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas da UEG-Palmeiras de Goiás ministrando disciplinas, orientação de TCC e IC.Tem experiência em estudos florísticos, fitossociológicos e ecológicos com enfoque na análise de biomassa e estoque de carbono nas formações savânicas e florestais do Cerrado.Se dedica à pesquisa na área de Ensino, voltada à formação de professores e desenvolvimento de Produtos e Processos Educacionais, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG-Anápolis (http://www.ppec.ueg.br).Para saber mais acesse o LoVEPlantsCerrado (https://sabrinacmiranda.wixsite.com/loveplantscerrado). É membro da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA - ABRAPEC desde 2021.

  • Mirley Luciene dos Santos

    ossui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (1997), doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2012). Professora titular da Universidade Estadual de Goiás, atua em atividades de ensino para a graduação no Curso de Ciências Biológicas, e na pesquisa. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC/UEG). É curadora da coleção de Fanerógamas do Herbário da Universidade Estadual de Goiás. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Foi Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica, com fomento da CAPES, no período 2020-2024. Atualmente coordena o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Tem experiência na área da Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Flora do Cerrado e biologia reprodutiva de plantas nativas. Na área do Ensino, desenvolve e orienta pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores, metodologias e recursos educacionais para o ensino de Ciências, Educação Científica e Popularização da Ciência. É mãe de dois filhos: Mariana e João Vitor.

  • Plauto Simão de Carvalho

    Sou Licenciado em Biologia (2004) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) com formação em coleta e estudos botânicos da flora do Cerrado, técnicas de herbário, e Anatomia Vegetal; Especialista em Biologia Vegetal (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) com enfoque em estudos fitossociológicos e comunidades de plantas lenhosas de cerrado sentido restrito; Mestre em Botânica (2008) pela Universidade de Brasília (UnB) com enfoque em taxonomia de Myrtaceae, Doutor em Ecologia (2013) pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado Sanduíche (2012) pela University of Oxford e Royal Botanic Gardens (Kew) com enfoque em ecologia de populações, sistemática filogenética e biogeografia de plantas da família Myrtaceae. Atualmente sou professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuo na graduação para os cursos de Biologia e Agronomia, sou membro permanente do PPG Ensino de Ciências - PPEC/UEG (2007-atual),coordenei o PPEC entre 2019-2024, atualmente sou vice-coordenador (2024-atual), com enfoque na formação de formação de professores, Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem Significativa, coordenei Pibid Biologia/UEG entre 2006-2009, retomando como coordenador de área do Pibid/Biologia UEG Palmeiras de Goiás. Meus interesses são estudos de biodiversidade e ecologia do Cerrado, flora de Angiospermas e Sistemática Filogenética, Anatomia Vegetal, Myrtaceae; além disso me interesso por Ensino de Ciências, formação de professores, metodologias ativas e aprendizagem significativa.

Archivos adicionales

Publicado

2025-10-09

Número

Sección

O Cerrado e as Mudanças Climáticas