EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROTAGONISMO JUVENIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A VALORIZAÇÃO DO CERRADO FRENTE À CRISE CLIMÁTICA

Authors

  • Vinícius Parreiras Instituto Federal de Minas Gerais
  • Julio Melo

Keywords:

Percepção Ambiental, Escolas, Ensino Médio, Conteúdo Didático, Brumadinho

Abstract

A crise climática impõe desafios urgentes à conservação dos biomas brasileiros, em especial do Cerrado, reconhecido como hotspot mundial de biodiversidade, mas historicamente invisibilizado em comparação outros biomas. Nesse cenário, a Educação Ambiental nas escolas públicas assume papel fundamental ao despertar a criticidade e fortalecer o protagonismo juvenil na defesa da biodiversidade e dos saberes tradicionais, conectando ciência, cultura e cidadania.

Author Biographies

  • Vinícius Parreiras, Instituto Federal de Minas Gerais

    Biólogo, especialista em Perícia, Auditoria, Análise Ambiental e mestre em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental . Tem ampla experiência em gestão, licenciamento e educação ambiental, com atuação na iniciativa privada, no terceiro setor e no serviço público. Já coordenou o setor de Licenciamento e Regularização Ambiental de Brumadinho e esteve à frente de instituições como o Instituto Inhotim e a Estação Conhecimento. Com perfil técnico e dedicado, participa da construção de políticas públicas e projetos voltados à conservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

  • Julio Melo

    Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Ciências Química (Conceito 7 Capes) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente no ensino superior desde 2000, trabalhando com as áreas de Farmacognosia, Fitotecnia, Fitoquímica, Química Ambiental, Química Farmacêutica e Síntese Orgânica. Professor Titular da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenador dos Programas de Extensão desde 2014 nas áreas de Árvores do Cerrado; Água e Meio Ambiente e de Ensino de Química. Coordenador de Projetos de Pesquisa nas áreas de Estudo de compostos voláteis de frutos por CG/MS; Estudo da composição química de frutos por ESI/MS e Paper Spray/MS; Estudo metabolômico de plantas por DESI/MS; Estudo das alterações metabólicas em plantas de milho e soja na presença de ácaros fitófagos e lagartas, por CG/MS e ESI/MS; Estudo da qualidade das águas. Professor orientador nos Programas de Pós-graduação em Ciências Agrárias (UFSJ-Sete Lagoas), Pós-Graduação em Ciência de Alimentos(UFMG), Pós-Graduação em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (IFMG-Bambuí) e Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais.

Published

2025-10-09

Issue

Section

Educação e Gestão Ambiental