POLUIÇÃO E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM ECOSSISTEMAS LÊNTICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Authors

  • ANA JUNIA MARIA DE SOUSA Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí, Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA), Bambuí, MG.
  • Neimar de Freitas Duarte Instituto Federal Minas Gerais, Instituto Federal de Minas - Campus Santa Luzia.
  • Filipe de Almeida Rocha Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
  • Eric Marsalha Garcia Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Sete Lagoas.
  • Julio Onesio-Ferreira Melo Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Sete Lagoas.

Keywords:

Qualidade de água, Monitoramento de água, Poluição hídrica, Bioindicadores, Ecossistemas lênticos

Abstract

A poluição dos recursos hídricos lênticos, como lagos e reservatórios, representa uma preocupação ambiental significativa, afetando a biodiversidade e a disponibilidade de água de qualidade para diversos usos. O estudo expõe a poluição em ecossistemas hídricos lênticos, destacando a importância do monitoramento da qualidade da água para a gestão sustentável e sua conservação.

Author Biographies

  • ANA JUNIA MARIA DE SOUSA, Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí, Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA), Bambuí, MG.

    Pós graduada em Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de áreas degradadas pela UNI-BH e Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambientais pelo Conselho Regional de Biologia - 4 Região. Graduada em Ciências Biológicas licenciatura e Bacharela em Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, concluído em julho de 2012. Atua fortemente na área de Consultoria ambiental. Experiência com levantamentos florísticos, Gestão de arborização urbana (implantação e manejo), Gestão de recursos hídricos (recuperação de nascentes, matas ciliares e revitalização de córregos e ribeirões), Licenciamento e Gestão ambiental, Diagnóstico ambiental, Recuperação/Monitoramento de áreas degradadas, Treinamentos, Capacitações e Palestras na grande área das Ciências Biológicas e Meio ambiente e também atua como Docente lecionando disciplinas voltadas para Gestão ambiental. 

  • Neimar de Freitas Duarte, Instituto Federal Minas Gerais, Instituto Federal de Minas - Campus Santa Luzia.

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2000) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Professor titular do IFMG. Foi diretor de Pesquisa no CEFET Bambuí de 2006 a 2008. Foi coordenador de Pós-graduação de 2009 a 2011, diretor de Pós-graduação de 2011 a 2014, foi Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Minas Gerais no período de 2015 a 2019. Foi docente nos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Administração nas disciplinas de microbiologia, fitopatologia, tratamento de efluentes, plantas daninhas e outras. Hoje atua no curso de Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental, no curso de Engenharia civil e Técnico em Paisagismo. Tem experiência na área de Meio Ambiente e Recursos Florestais, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas com uso de microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema agrosilvopastoril, plantas invasoras, microrganismos do solo, valoração e tratamento de resíduos

  • Filipe de Almeida Rocha, Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Lavras (2024), onde desenvolveu pesquisa na área de materiais poliméricos, em especial a polianilina, estudando suas propriedades e possível aplicação na melhoria da eficiência de células solares. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais, onde desenvolve pesquisa na área de valorização de resíduos de frutos do cerrado.

  • Eric Marsalha Garcia, Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Sete Lagoas.

    Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com bolsa do CNPq, atua nas áreas de eletroquímica, materiais semicondutores, anodos e catodos para a produção de hidrogênio além de reciclagem de pilhas íon-Li. Atua na área de química ambiental e descontaminação de poluentes orgânicos. Também atua na área de química analítica e atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São - João Del Rei. 

  • Julio Onesio-Ferreira Melo, Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Sete Lagoas.

    Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Ciências Química (Conceito 7 Capes) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente no ensino superior desde 2000, trabalhando com as áreas de Farmacognosia, Fitotecnia, Fitoquímica, Química Ambiental, Química Farmacêutica e Síntese Orgânica. Professor Titular da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenador dos Programas de Extensão desde 2014 nas áreas de Árvores do Cerrado; Água e Meio Ambiente e de Ensino de Química. Coordenador de Projetos de Pesquisa nas áreas de Estudo de compostos voláteis de frutos por CG/MS; Estudo da composição química de frutos por ESI/MS e Paper Spray/MS; Estudo metabolômico de plantas por DESI/MS; Estudo das alterações metabólicas em plantas de milho e soja na presença de ácaros fitófagos e lagartas, por CG/MS e ESI/MS; Estudo da qualidade das águas. Professor orientador nos Programas de Pós-graduação em Ciências Agrárias (UFSJ-Sete Lagoas), Pós-Graduação em Ciência de Alimentos(UFMG), Pós-Graduação em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (IFMG-Bambuí) e Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais.

Published

2025-10-09

Issue

Section

Águas do Cerrado