CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL PARA LETRAMENTO EM SAÚDE DA MULHER SOBRE IST

Autores

  • Christina Souto Cavalcante Costa
  • Kenia Alessandra de Araújo Celestino Centro Universidade de Mineiros - UNIFIMES
  • Maria Eduarda Oliveira Peixoto
  • Gustavo Souto Cavalcante Costa
  • Evelyn Oliveira Correia
  • Michelly Sayuri Andrade

Palavras-chave:

Letramento em Saúde, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Saúde da Mulher, Serviços de Saúde da Mulher, Sistema de Aprendizagem em Saúde

Resumo

Introdução: A promoção da saúde da mulher é uma questão fundamental para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar feminino. Dentre os diversos aspectos que impactam a saúde da mulher, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) representam um desafio significativo para os profissionais de saúde e para a sociedade em geral. O objetivo deste estudo foi explorar a aplicação do Ciclo de Aprendizagem Vivencial para o letramento em saúde da mulher sobre IST. Método: relato de experiência de uma intervenção social por meio do método Ciclo de Aprendizagem Vivencial realizado em um centro de saúde da família de um município do Centro-Oeste brasileiro no primeiro semestre de 2023. Através da experiência, reflexão, conceituação e aplicação, as participantes adquiriram conhecimentos sólidos, refletiram sobre sua própria realidade, compreenderam conceitos-chave e foram incentivadas a agir de acordo com o que aprenderam. Resultados e discussão:  A intervenção foi dividida em quatro etapas: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa. Durante a primeira etapa, a experiência, as mulheres participaram de atividades interativas, como jogos de perguntas e respostas, que testaram seus conhecimentos sobre prevenção de IST.  Conclusão: O método facilitou a construção de conhecimento de forma significativa, relacionando as experiências vivenciadas com os conceitos teóricos apresentados. Os participantes demonstraram maior compreensão sobre as IST, suas implicações para a saúde e a importância da prevenção. A aplicação do ciclo no contexto das IST entre usuárias de serviços de saúde pode favorecer a compreensão e engajar pacientes a ter hábitos sexuais mais seguros.

Palavras-chave: Letramento em Saúde. Infecções Sexualmente Transmissíveis. Saúde da Mulher. Serviços de Saúde da Mulher. Sistema de Aprendizagem em Saúde.

 

Biografia do Autor

  • Kenia Alessandra de Araújo Celestino, Centro Universidade de Mineiros - UNIFIMES

    Enfermeira, Mestre em Ciência Ambientais e Saúde, Docente do Centro Universitário de Mineiros

  • Maria Eduarda Oliveira Peixoto

    Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros

  • Gustavo Souto Cavalcante Costa

    Acadêmico do curso de medicina da Universidade de Rio Verde

  • Evelyn Oliveira Correia

    Acadêmica do curso de medicina da Universidade de Rio Verde

  • Michelly Sayuri Andrade

    Acadêmica do curso de medicina do Centro Universitário de Mineiros

Downloads

Publicado

2023-08-26