ANÁLISE DE PADRÕES ESPACIAIS NO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA ESPACIAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TOLEDO – PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v7i1.4390

Palavras-chave:

Estatística espacial, Desempenho escolar, Índice de Moran, LISA, Geolocalização, Educação, Clusters

Resumo

Este estudo investiga a aplicação da estatística espacial no desempenho em Matemática de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental nas 24 escolas municipais de Toledo, Paraná. Ferramentas como o Índice I de Moran e o índice LISA foram empregadas para identificar clusters espaciais de desempenho. A análise revelou que 14 escolas apresentaram clusters significativos, sendo 7 no quadrante Alto-Alto (desempenho elevado) e 7 no quadrante Baixo-Baixo (desempenho baixo). O Índice I de Moran global foi de 0,199, indicando uma leve autocorrelação espacial positiva. Além disso, 10 escolas ficaram localizadas nos quadrantes Alto-Baixo e Baixo-Alto, evidenciando contrastes locais significativos. Esses resultados destacam desigualdades regionais que requerem intervenções específicas em áreas com baixo desempenho.

Biografia do Autor

  • Gustavo Dalposso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Matemático. Doutor em Engenharia Agrícola pela UNIOESTE. Docente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências da UTFPR, Campus Toledo.

  • Renato Francisco Merli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Educador Matemático. Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela UNIOESTE. Docente no Programa de Mestrado Profissional em Matemática da UTFPR, Campus Toledo

  • Valdecir Neumann, Prefeitura do Municipio de Toledo

    Analista de Sistemas pela FASUL – Faculdade Sul Brasil. Licenciando em Matemática pela UTFPR. Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de Toledo – PR

Downloads

Publicado

06-06-2025

Como Citar

ANÁLISE DE PADRÕES ESPACIAIS NO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA ESPACIAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TOLEDO – PARANÁ. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 246–259, 2025. DOI: 10.35685/revintera.v7i1.4390. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/4390. Acesso em: 12 ago. 2025.