AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DIDÁTICO PARA O ESTUDANTE COM AUTISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35685/a036v248

Palavras-chave:

Autismo, Projeto didático, Inclusão escolar

Resumo

Este trabalho discute acerca da aplicação do projeto didático em uma sala de aula na perspectiva da inclusão escolar tendo o olhar voltado para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entendendo que são necessárias ações que potencializem a aprendizagem e contribuam para uma educação mais tranquila e efetiva da pessoa com autismo. O objetivo geral foi destacar as principais contribuições do projeto didático para o estudante com autismo. A metodologia utilizada foi dentro de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento metodológico a entrevista direcionada a uma professora do 3º ano do ensino fundamental e a observação não-participante da aplicação de um projeto de ciências da natureza com a temática sobre alimentação. Foi observado que os estudantes com autismo se envolveram nas discussões com mais desenvoltura, participaram dos trabalhos em grupo, estimulando assim, a comunicação e a interação. Conclui-se então, que o projeto didático é uma boa estratégia de trabalho pedagógico para o desenvolvimento dos estudantes e em particular, da pessoa com autismo que precisa sentir-se acolhida e envolta em atividades que proporcione o desenvolvimento dela.

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Publicado

12-08-2025

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DIDÁTICO PARA O ESTUDANTE COM AUTISMO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 275–288, 2025. DOI: 10.35685/a036v248. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/4098. Acesso em: 13 ago. 2025.