De Repente, Aulas Não Presenciais Mediadas Por Tecnologias Digitais Durante a Pandemia: Um Relato de Experiência Sobre a Educação Superior na Unifimes

Autores

  • Evandro Salvador Alves de Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Marilaine de Sá Fernandes
  • Ita de Fátima Dias Silva Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
  • Juliene Resende da Cunha Centro Universitário de Mineiros

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.904

Resumo

De repente, a sociedade foi surpreendida por uma pandemia viral que forçou os seres humanos e todas as organizações a eles atreladas a se reorganizarem. Nota-se que o ano de 2020 tem sido marcado por inúmeras mudanças globais, que assolam e balançam não apenas aquilo que havia sido construído no âmbito da ciência e da saúde, mas também atingem exponencialmente as esferas da economia, da política, das culturas e também da educação. Neste relato de experiência o objetivo é refletir sobre as principais mudanças ocorridas no campo educacional, sobretudo no ensino superior, destacando o fenômeno das aulas não presenciais mediadas por tecnologias que tornou uma nova realidade nos mais diversos espaços de educação. Trata-se de uma contribuição teórica e reflexiva que apresentará neste trabalho os seguintes aspectos: uma contextualização sobre o trabalho docente frente as necessidades de reorganização e novas descobertas; algumas discussões sobre as aulas não presenciais durante a pandemia causada pelo Coronavírus, especialmente na UNIFIMES; estratégias da gestão para garantir a continuidade das atividades de ensino, como a elaboração de novos documentos que orientam e regulamentam questões imprescindíveis no ensino superior; bem como será exposta, também, as articulações que a instituição de ensino tem realizada no cenário goiano e fora dele, para garantir o cumprimento de sua missão e visão. Além disso, serão apresentadas algumas ações que têm sido planejadas visando os próximos anos, como a transformação do Centro Universitário em Universidade de Mineiros. São esses os principais pontos a serem abordados nesse sucinto relato de experiência.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutorando em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutorando em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

Marilaine de Sá Fernandes

Pró-Reitora de Ensino, de Pesquisa e de Extensão da UNIFIMES - Centro Universitário de Mineiros. Mestra em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2001). E-mail: marilaine@unifimes.edu.br

Ita de Fátima Dias Silva, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Reitora da UNIFIMES – Centro Universitário de Mineiros. Mestra em Educação pela UFG. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: ita@unifimes.edu.br

Downloads

Publicado

02-07-2021

Como Citar

DE OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves; DE SÁ FERNANDES, Marilaine; DE FÁTIMA DIAS SILVA, Ita; RESENDE DA CUNHA, Juliene. De Repente, Aulas Não Presenciais Mediadas Por Tecnologias Digitais Durante a Pandemia: Um Relato de Experiência Sobre a Educação Superior na Unifimes. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 99–114, 2021. DOI: 10.35685/revintera.v5i2.904. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/904. Acesso em: 22 dez. 2024.