OS GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Joselita Maria da Silva e Silva UFMT - Prefeitura de Rondonópolis

Resumo

O trabalho descreve uma abordagem no ensino do gênero textual fábula por meio de sequências didáticas.  Questões como um baixo desempenho em escrita e o motivo de a escola nem sempre dar conta de produzir escritores competentes, futuros cidadãos conscientes e críticos inseridos na sociedade despertaram o interesse pela investigação.  O objetivo geral do estudo é analisar a contribuição das sequências didáticas para a aprendizagem dos gêneros textuais por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O ensino de gêneros textuais embasados em teóricos como Bakhtin e tendo como foco as sequências didáticas, para a apropriação da escrita de textos por parte dos alunos, na perspectiva de Dolz, Noverraz e Schneuwly, fundamentam a pesquisa. A metodologia de investigação teve cunho de intervenção, valendo-se de entrevistas com os professores, observação de aulas e planejamento conjunto de sequências didáticas, tendo como foco duas turmas de alunos da 3ª fase do I ciclo de uma escola pública, seis alunos de cada turma, a fim de acompanharmos mais de perto a apropriação do gênero fábula e, consequentemente da escrita. Foram trabalhadas atividades, em sequências didáticas, que auxiliaram os alunos a melhor compreenderem o gênero textual e, assim, nas produções finais, 2 alunos adequaram seus textos de forma parcial, 4 de forma insuficiente e 6 completamente ao gênero abordado. Tais resultados permitem concluir que, se esse ensino for ministrado por intermédio das sequências didáticas, as possibilidades de êxito na apropriação da escrita pelos alunos serão maiores.

7ªEdição, V. 04, N. 01, 2020

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

DA SILVA E SILVA, Joselita Maria. OS GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 113–127, 2020. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/878. Acesso em: 22 dez. 2024.