SEDENTARISMO INFANTIL, CULTURA DO CONSUMO E SOCIEDADE TECNOLÓGICA: IMPLICAÇÕES À SAÚDE

Autores

  • Denis William de Oliveira UNIFIMES - Centro Universitário de Mineiros
  • Evandro Salvador Alves de Oliveira Centro Universitário de Mineiros

Resumo

Em tempos de profusão, circulação e multiplicação das tecnologias digitais nos mais diversos contextos sociais, as crianças têm se relacionado com uma multiplicidade de equipamentos tecnológicos de maneira muito intensa, de modo a acarretar algumas implicações à saúde. A sociedade tem demonstrado interagir de maneira emblemática com as inovações tecnológicas e não é difícil perceber o quanto os sujeitos têm produzido uma cultura direcionada ao consumo. Neste contexto, o objetivo deste é analisar fatores que contribuem para o sedentarismo infantil, de maneira a evidenciar implicações à saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que a metodologia contou com uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, em que foram utilizados quatro descritores para a busca e seleção dos trabalhos analisados: atividade física; obesidade Infantil; sociedade tecnológica; e sociedade do consumo. A bibliografia recolhida contou com trabalhos publicados no Scielo, Google acadêmico, Pub Med e livros. O referencial teórico situa-se no campo dos estudos na área da saúde coletiva e atividade física e as conclusões apontam que medidas preventivas devem ser tomadas logo nos primeiros anos de socialização de crianças, seja em âmbito familiar ou escolar. É preciso estimular a prática de atividades físicas na infância, de maneira a promover hábitos saudáveis para que crianças e adolescentes se tornem fisicamente ativos até a vida adulta.

Biografia do Autor

Denis William de Oliveira, UNIFIMES - Centro Universitário de Mineiros

Especialista em Saúde Coletiva e Atividade Física para Grupos Especiais (UNIFIMES). Graduado em Educação Física (UNIFIMES).

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutorando em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutorando em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

7ªEdição, V. 04, N. 01, 2020

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

WILLIAM DE OLIVEIRA, Denis; DE OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves. SEDENTARISMO INFANTIL, CULTURA DO CONSUMO E SOCIEDADE TECNOLÓGICA: IMPLICAÇÕES À SAÚDE. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 155–169, 2020. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/870. Acesso em: 29 abr. 2024.