POESIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA METODOLOGIA VIÁVEL NO PROCESSO FORMATIVO

Autores

  • Naiara Gomes de Sousa Aquino Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Goretti Quintiliano Carvalho Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo o uso da poesia como uma possível metodologia da aprendizagem significativa e surgiu a partir das discussões do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. Discute como a poesia pode contribuir para uma formação de qualidade e ainda romper com a aprendizagem mecânica e fragmentada. Nesse sentido, apresenta o conceito de poesia e como trabalhar a mesma em sala de aula. Dessa forma, é apresentada também a teoria da aprendizagem significativa embasada na teoria do escritor David Ausubel, como colocá-la em prática e suas principais metodologias. Relatando que os professores necessitam conhecer os estudantes com os quais trabalham, por meio da construção de mapas conceituais, ressaltando dessa forma quais são os subsunçores e os conhecimentos prévios de cada estudante. Destarte, expõe-se no trabalho em questão, a importância da mediação professor-aluno, situação esta que os estudantes se sintam amparados e confiantes. Para tanto o trabalho valer se a da metodologia de revisão bibliógrafica de vários autores que discorrem sobre o tema. Dentre eles Ausubel (1982), Kochhann e Moraes (2014), Paz (1982), Santos e Libâneo (2012), Guimarães (2010).

Biografia do Autor

Naiara Gomes de Sousa Aquino, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Pedagogia pela UEG-Campus de São Luís de Montes Belos. Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FABEC. Atualmente, professora na rede pública muncipal no município de Turvânia-GO.

Maria Goretti Quintiliano Carvalho, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em educação pela PUC- GO, Mestre em educação pela PUC-GO, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFG, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação

Ciências e graduada em Letras pela UEG - Câmpus São Luís de Montes Belos.

Downloads

Publicado

23-12-2018

Como Citar

AQUINO, Naiara Gomes de Sousa; CARVALHO, Maria Goretti Quintiliano. POESIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA METODOLOGIA VIÁVEL NO PROCESSO FORMATIVO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 102–112, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/481. Acesso em: 22 dez. 2024.