TECENDO NOVAS NARRATIVAS: O PENSAMENTO DECOLONIAL E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Eduardo Russell PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3138

Palavras-chave:

Decolonialidade, Ensino, Literaturas, Pós-modernidade, Educação

Resumo

Este trabalho visa conceituar o pensamento decolonial e suas diretrizes para a reconstrução de uma sociedade justa, sustentável e inclusiva, fundamentada na escuta e na criação de novas narrativas. A pesquisa adota a perspectiva decolonial como método, recuperando diferentes abordagens textuais que fortalecem sua importância no ensino, buscando promover uma educação mais plural e transformadora. A metodologia envolve análise bibliográfica abrangente para identificar princípios essenciais e seu impacto na prática educacional. Os resultados esperados são uma compreensão mais profunda da perspectiva decolonial e seu potencial para promover uma educação crítica e engajadora, valorizando a diversidade cultural e epistemológica.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

RUSSELL, Eduardo. TECENDO NOVAS NARRATIVAS: O PENSAMENTO DECOLONIAL E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 113–130, 2024. DOI: 10.35685/revintera.v5i2.3138. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/3138. Acesso em: 22 dez. 2024.