PRÁTICAS E FAZERES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: NARRATIVAS E REFLEXIVIDADE SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v6i1.3133Palavras-chave:
Coordenador pedagógico, Formação em contexto de trabalho, Desenvolvimento profissionalResumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência produzido a partir da oferta de um curso extensão realizado com coordenadores pedagógicos de escolas públicas de educação básica. O presente estudo teve como objetivo analisar aspectos que articulam trajetórias pessoais e profissionais como possibilidade de autoformação e desenvolvimento profissional em serviço de coordenadores pedagógicos, observando-se as prescrições legais e referenciais teóricos da área, assim como os contextos de atuação profissional dos sujeitos da pesquisa. Os dados coletados para análise consistiram nas escritas autobiográficas produzidas por ocasião da conclusão do curso, analisados através da análise de conteúdo e discutidos à luz do referencial teórico proposto. Os achados indicam que as trajetórias pessoais e profissionais constituem a identidade profissional dos coordenadores, que os contextos de trabalhos apresentam desafios frente a necessidade de cumprimento de metas de qualidade e apontam ainda para a necessidade de maior investimento em momentos de formação continuada em serviço, permeados por uma articulação fundamental entre teoria e prática.