O USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES POR ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Rayane da Silva Ribeiro Faculdade Gama e Souza
  • Deyse Tamara Vieira Maia Faculdade Gama e Souza - FGS
  • Victor Hugo Rodrigues do Rosário Faculdade Gama e Souza - FGS
  • Paulo Sérgio Pimentel de Oliveira Faculdade Gama e Souza - FGS
  • Felipe da Silva Triani Faculdade Gama e Souza

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar o uso de EAA em estudantes de Educação Física no Rio de Janeiro. 60 estudantes participaram, incluindo homens e mulheres. 26 (43,33%) dos indivíduos já fizeram o uso, sendo 12 homens (46,15%) e 14 mulheres (53,85%) e desses 26 estudantes, 11 (42,31%) ainda fazem o uso, sendo 7 homens (63,64%) e 4 mulheres (36,36%). Observou-se que dentre as substâncias relatadas na entrevista, três são mais usadas tanto em homens quanto em mulheres, sendo elas Deca-Durabolim, Durateston e Winstrol. Conclui-se que ainda há um número expressivo de profissionais em formação que fazem o uso de esteroides anabolizantes, evidência contraditória, considerando que, teoricamente, serão profissionais da saúde e que essas substâncias somente deveriam ser usadas mediante indicação médica uma vez que foram produzidas para fins terapêuticos.

Palavras-chave: Ciências do Esporte; Educação Física; Saúde.

Biografia do Autor

Victor Hugo Rodrigues do Rosário, Faculdade Gama e Souza - FGS

Doutorando em Educação - UNESA

Paulo Sérgio Pimentel de Oliveira, Faculdade Gama e Souza - FGS

Mestre em Ciência da Motricidade Humana - UCB

Felipe da Silva Triani, Faculdade Gama e Souza

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

Grupo de Estudos em Educaçao Física e Esporte - GEEFE

Referências

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Publicado

28-05-2018

Como Citar

RIBEIRO, Rayane da Silva; MAIA, Deyse Tamara Vieira; ROSÁRIO, Victor Hugo Rodrigues do; OLIVEIRA, Paulo Sérgio Pimentel de; TRIANI, Felipe da Silva. O USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES POR ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO RIO DE JANEIRO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 68–82, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/306. Acesso em: 22 dez. 2024.