ENSINO DA MICROBIOLOGIA NOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA NO ESTADO DE GOIÁS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v7i1.2941Palavras-chave:
Educação, Ementa, Microrganismos, Projeto pedagógicoResumo
A microbiologia é a ciência que estuda os seres microscópicos. O tema é essencial na formação Médica Veterinária, visto que permite ao futuro profissional base para a atuação sobre a saúde animal, humana e ambiental. Apesar da existência das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, não existem regulamentações próprias para o ensino dessa área do conhecimento. Isso permite as mais variadas abordagens pelas Instituições de Ensino Superior – IES. Diante o fato, o presente estudo objetivou avaliar como é realizado o ensino da microbiologia nos cursos de graduação em Medicina Veterinária do Estado de Goiás. Para tanto, foi desenvolvida uma análise documental dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares, com foco nas disciplinas que continham o assunto de microbiologia. Foi revelado que o ensino está inserido de forma majoritária (10/25, 40%) na disciplina de Microbiologia Veterinária, seu conteúdo é considerado obrigatório (14/15, 93,33%) e disposto predominantemente no 3º período do curso (7/20, 35%). A carga horária total da disciplina equivaleu de 1 a 4% em relação à carga horária do curso, existe a prevalência da carga horária teórica (média de 52,2h) sobre a prática (média de 21,2h) e uma das IES oferta 25% do conteúdo em formato EAD. As disciplinas enfatizam o estudo das bactérias (4,61%) e têm como foco a microbiologia clínica (85,71%).
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