A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NIVELAMENTO DE APRENDIZAGEM NO COMBATE À EVASÃO E À DEFASAGEM EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Néllio Silva Resende UNIFIMES
  • Daniel Côrtes Beretta

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v7i1.2898

Palavras-chave:

Programa de Nivelamento, Evasão, Defasagem Educacional, Educação

Resumo

A defasagem educacional e a evasão no ensino superior é um problema que ainda se faz presente. Os discentes que chegam a uma instituição de ensino superior com dificuldades elementares, provenientes do ensino básico ou médio, têm maior propensão a enfrentar repetência acadêmica e até mesmo abandonar a trajetória educacional que poderia impulsionar suas vidas e, por consequência, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Com isso, por meio deste trabalho foi possível concluir que um plano de nivelamento de aprendizagem, desde que bem executado, pode ser meio para contornar a situação, diminuindo os obstáculos originários da educação básica, aprimorando o ensino como um todo e consequentemente o mercado de trabalho. A metodologia empregada foi a documental e bibliográfica, no qual se obteve evidencias de aspectos positivos, dificuldades, comparações e avaliação de resultados de implementações diversas, nesse sentido, o escopo da pesquisa se valeu da revisão de literatura narrativa para a consecução dos resultados.

Biografia do Autor

Néllio Silva Resende, UNIFIMES

Especialista em Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior do Centro Universitário de Mineiros - Unifimes. Servidor Público na Unifimes e Advogado.

Daniel Côrtes Beretta

Professor Adjunto da Universidade Federal de Jataí com experiência na área de Ciências da saúde e Gestão em Ensino Superior.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

SILVA RESENDE, Néllio; CÔRTES BERETTA, Daniel. A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NIVELAMENTO DE APRENDIZAGEM NO COMBATE À EVASÃO E À DEFASAGEM EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 13–30, 2025. DOI: 10.35685/revintera.v7i1.2898. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/2898. Acesso em: 23 fev. 2025.