INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE SOBRE O SEU PAPEL PARA A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v6i1.2851Palavras-chave:
Instituições que inovam, Papel das instituições que inovam, Estilos de aprendizagens, NeoaprendizagemResumo
Com as mudanças que ocorrem na sociedade, o papel das IES publica tornam-se mais relevantes, tendo que se reinventar em sua estrutura e processos, gerando novas competências na tríade educacional (professor, instituição e alunos). Foram encontrados poucos estudos sobre o papel das IES publicas para a inovação à luz da neoaprendizagem. Para contribuir com o avanço científico sobre o tema, buscou-se identificar os papéis das IES para a inovação na educação, contribuindo com o alcance do objetivo geral da pesquisa. Foi realizada uma pesquisa teórica, bibliográfica, com revisão integrativa da literatura, onde identificou-se esses papéis, como: ambiente dinâmico, instituição orgânica e descentralizada, entender dos estilos de aprendizagens, modificar a forma de ensinar e levar para dentro das salas de aula novos métodos de ensino. Como resultado, as IES que estão abertas para a inovação e bebem dela se reestruturam e inovam. Entretanto, precisam estar preparadas para esta mudança, assumindo o novo papel de promotora de educação inovadora. Os principais autores que nortearam esta pesquisa foram: Freire, Silva e Silva (2021), que falam sobre a importância de as organizações estarem preparadas para estas mudanças, enquanto Bresolin, Freire e Pacheco (2021) comentam que todos nós somos ensinantes e aprendentes. Por sua vez, Kolb (1984) traz os modelos de aprendizagens, e Watson e Singh (2022) determinam o papel das IES inovadoras. Por fim, Silva et al. (2020) destaca que esta mudança, desenvolve em seus ensinantes e aprendentes o conhecimento.