O DESENHO ANIMADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA CTS

Autores

  • João Carlos Teles Conceição Universidade Federal do Pará
  • Gunar Vingre da Silva Mota Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-4085-118X
  • Fábio Luiz Paranhos Costa Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v5i1.2368

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, CTS, Uso de Desenho Animado

Resumo

Por décadas a evolução científica e tecnológica têm impactado diretamente na sociedade moderna, entretanto a população que faz uso dos produtos oriundos desta evolução pouco se questiona a respeito dos impactos negativos causados no meio em que vivem. É sabido que o avanço da ciência e da tecnologia tem causado grandes impactos ambientais, dessa forma, faz-se necessária a inserção da tendência Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) na práxis dos professores de Ciências. Em virtude disso, este estudo tem como objetivo central investigar a utilização do Desenho como recurso e estratégia didática nas aulas de Ciências no ensino fundamental com base nas perspectivas da tendência educacional CTS. Para isso, utilizou-se como ferramenta de coleta de dados, as observações e um questionário aplicado após a realização de duas dinâmicas em sala de aula, em que foi aplicado o Desenho Animado como estratégia didática. Evidenciou-se que a incorporação do método do Desenho no contexto das aulas de Ciências foi prontamente aceita pelos discentes, à medida que a execução das práticas pedagógicas no ambiente de sala de aula revelou um incremento significativo no engajamento e interesse por parte dos estudantes em participar das atividades, ao mesmo tempo em que demonstraram um nível satisfatório de compreensão dos conceitos científicos abordados. Pode-se concluir que a presente abordagem pedagógica se revelou relevante por seu êxito na consecução dos objetivos preestabelecidos mediante a implementação da tendência CTS nas aulas de Ciências, além de se mostrar atrativa aos discentes ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

15-08-2023

Como Citar

CONCEIÇÃO, João Carlos Teles; MOTA, Gunar Vingre da Silva; COSTA, Fábio Luiz Paranhos. O DESENHO ANIMADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA CTS. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 104–126, 2023. DOI: 10.35685/revintera.v5i1.2368. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/2368. Acesso em: 22 dez. 2024.