VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA NA ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Karen Chaves UNIFIMES

Resumo

A anatomia humana envolve a compreensão das estruturas que compõem o corpo humano e o funcionamento dos diversos sistemas. A monitoria tem sido aplicada em Instituições de Ensino Superior (IES) com o intuito intervir no processo ensino-aprendizagem. O monitor atua como facilitador na aprendizagem de estudantes com dúvidas e/ou dificuldade no entendimento da disciplina. E, como agente intermediário, coletando informações associadas ao baixo desempenho dos estudantes e intervindo, juntamente com o docente, para solucionar e aplicar novas estratégias. Assim, estudos têm mostrado diversos projetos relacionados a contribuição dos monitores de IES no processo de ensino-aprendizagem. Nesse estudo, o objetivo foi avaliar a relevância do projeto de monitores em Anatomia humana no processo de ensino dos estudantes do Ensino Médio. Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram de 3 encontros baseados em aula teoria e prática, intervenção lúdica e modelagem do órgão, referente ao sistema cardiovascular. No primeiro encontro, as atividades desenvolvidas estimularam os participantes em entender sobre as estruturas, funcionamento e os sons cardíacos. No segundo encontro, as atividades promoveram o trabalho em equipe e contribuíram com a memorização. No terceiro encontro, os participantes moldaram o coração e seus vasos, priorizando os detalhes e particularidades da vascularização cardíaca. Nesse trabalho, podemos concluir que o projeto de monitores contribuiu imensamente com a desconstrução sobre a complexidade do assunto abordado e na formação social, educacional e profissional dos participantes.

 

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

CHAVES, Karen. VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA NA ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 130–142, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/184. Acesso em: 22 dez. 2024.