AS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL USADAS EM ATIVIDADES COM ALUNOS ACOMETIDOS POR TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Andressa Andressa Maia Ferreira Faculdade Católica Rainha do Sertão

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar o conhecimento de professores do ensino infantil acerca do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A metodologia pautou-se em pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada com 44 professores da sede do município referente à formação de crianças com até 6 anos de idade. Os resultados apontaram que 45% os professores estão entre 30 a 47 anos de idade, sendo que 52,55% são casados e a maioria se denomina católicos, estão enquadrados como funcionários públicos cerca de 52,5%, sendo que 82,5% são do próprio município da pesquisa e 45,0% possuem graduação superior, embora 72,5% sejam especialistas e tenham visto disciplinas afins na faculdade. Conclui-se que o conhecimento dos professores do ensino infantil acerca do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é insuficiente para sanar alguns dos problemas, sobretudo os preconceitos e as dificuldades de aprendizagem. 

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Aluno do Mestrado Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). BACHAREL em TEOLOGIA pela Faculdade Nacional Tecnológica (2016). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). CONSULTOR Educacional (revisão de Trabalhos Acadêmicos), atuando principalmente nos seguintes temas: Produção/compreensão escrita de gêneros textuais/discursivos, comunidade discursiva, gêneros acadêmicos, artigo acadêmico experimental, projeto de pesquisa e análise sociorretórica de Swales. Análise de Textos/Imagens. Letramento Digital. Ensino de LP. Formação de Professor de LP. Letramento Visual/Multimodal. Gramática do Designer Visual - ADV. Teoria da Multimodalidade do Discurso (TMD). Livro Didático de LP. Multiculturalismo de McLaren. Educação Intercultural. Gestão e Políticas Interculturais. História e Literatura Africanas/Afro-Brasileiras.

Andressa Andressa Maia Ferreira, Faculdade Católica Rainha do Sertão

Possui graduação em Enfermagem - Faculdade Católica Rainha do Sertão (2011). Atuei como Professor(a) contratado do curso técnico de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará e Professora do curso Técnico de Enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães. Atualmente sou Enfermeira plantonista no Hospital e Maternidade Celestina Colares e Enfermeira do SAMU base Limoeiro do Norte.Concluindo especialização de Enfermagem do Trabalho e Gerontologia. 


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Publicado

23-12-2018

Como Citar

DE OLIVEIRA PAIVA, Francisco Jeimes; MAIA FERREIRA, Andressa Andressa. AS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL USADAS EM ATIVIDADES COM ALUNOS ACOMETIDOS POR TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 27–48, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/174. Acesso em: 22 dez. 2024.