INFÂNCIA EM PESQUISA: AS CRIANÇAS E OS SIGNOS DA MÍDIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS

Autores

  • Evandro Salvador Alves de Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Raquel Gonçalves Salgado Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Rondonópolis)
  • Leonardo Lemos de Souza Universidade Estadual Paulista – UNESP

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa, à luz dos estudos culturais, que buscou compreender os significados que as crianças constroem sobre os discursos da mídia e como estes se expressam em seus modos de ser, agir e se relacionar com o outro em contextos educativos. A investigação, com caráter de intervenção, foi desenvolvida em dois contextos: na Brinquedoteca da Universidade Federal de Mato Grosso, em Rondonópolis, com uma turma de crianças da educação infantil; e na escola, com as mesmas crianças e a professora da turma. O objetivo, aqui, é discutir as experiências da infância com a cultura midiática a partir dos significados que as crianças constroem sobre os signos da mídia. Com este estudo foi possível compreender que as crianças se apropriam dos discursos midiáticos, constroem valores, significam, ressignificam e constituem identidades na sociedade contemporânea, marcada, visivelmente, pelas tecnologias e por produtos/objetos com que nos deparamos no cotidiano.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutorando em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutorando em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

Downloads

Publicado

31-05-2017

Como Citar

DE OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves; SALGADO, Raquel Gonçalves; DE SOUZA, Leonardo Lemos. INFÂNCIA EM PESQUISA: AS CRIANÇAS E OS SIGNOS DA MÍDIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 80–99, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/155. Acesso em: 22 dez. 2024.