PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO E DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MINEIROS-GO

Autores

  • katya Bonfim Ataides Smiljanic Centro universitário de Mineiros
  • Joaquim Júlio Almeida Júnior Centro Universitário de Mineiros

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido nos estabelecimentos de ensino municipal e estadual localizados no município de Mineiros-GO, buscando identificar o nível de percepção ambiental bem como dos problemas ambientais pelos estudantes; listar os meios de informação acerca de questões ambientais mais utilizados pelos estudantes e, avaliar temas locais relevantes para atividades educacionais com vistas a orientar programas de formação de educadores ambientais no município. Foram entrevistados 112 estudantes com faixa etária entre11 a 60 anos. Foi utilizado um questionário com perguntas pré-estruturadas e confecção de desenho. Os estudantes percebem a EA de forma preservacionista e conservacionista. O Meio ambiente é visto como natureza prevalecendo a dicotomia entre natureza e ambiente construído ou modificado pelo homem. Os problemas ambientais mais lembrados foram desmatamentos e poluição sem relação de causas e consequências, poluição do córrego Mineiros e poluição do ar. Quanto aos problemas ambientais locais houve um alto índice de não indicação. A televisão e a escola são os meios de informações mais utilizados e reconhecem a sua responsabilidade em relação a geração dos problemas ambientais mas não sabem exatamente o que fazer. Não acreditam na agropecuária e na agroindústria como atividades impactantes. 

Downloads

Publicado

31-05-2017

Como Citar

SMILJANIC, Katya Bonfim Ataides; JÚNIOR, Joaquim Júlio Almeida. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO E DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MINEIROS-GO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 05–20, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unifimes.edu.br:80/index.php/interacao/article/view/142. Acesso em: 22 dez. 2024.