CUIDAR E COMUNICAR

PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM SAÚDE NO CONTEXTO COMUNITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35685/EDUFIMES5284

Resumo

Nesta coletânea, docentes e discentes compartilham reflexões e experiências que unem teoria e prática em torno do letramento em saúde com foco em torná-lo mais acessível à comunidade. Em cenários reais, como Unidades de Saúde da Família, projetos de extensão e espaços comunitários, os capítulos exploram práticas educativas que valorizam o diálogo, o vínculo com a comunidade e o protagonismo estudantil.
Organizado em relatos de experiências e revisões de literatura, o livro mostra como a comunicação pode ser uma ferramenta importante para a promoção da equidade, da autonomia e do cuidado em saúde.

Cuidar e Comunicar: Práticas de Letramento em Saúde no Contexto Comunitário é um convite à construção de uma formação crítica, humanizada e comprometida com a transformação social.

Biografia do Autor

  • Flaviane Cristina Rocha Cesar, UNIFIMES

    Enfermeira, Doutora e Mestra em Enfermagem (UFG). Atua como revisora em importantes periódicos internacionais, como JBI Evidence Synthesis, Plos One. Integra redes e grupos de destaque, como o NEPAQ-UFG, a Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS) e a International Health Literacy Association (IHLA). Pesquisa e desenvolve tecnologias para o cuidado em Saúde, sempre com foco na promoção da saúde e no fortalecimento do letramento em saúde. Atualmente, é professora do curso de Medicina na UNIFIMES (campus Trindade-GO).

  • Evandro Salvador Alves de Oliveira, UNIFIMES

    Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Educação pela Universidade de Uberaba e doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor titular do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), atua como Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão e integra a Câmara Técnica de Extensão da ABRUEM. Desenvolve estudos nas áreas de Educação, Infância, Tecnologias Digitais, Cultura Digital e Trabalho Docente.

Downloads

Publicado

09.07.2025