AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Vania Maria de Oliveira Vieira UNIUBE
  • Eleno Marques de Araújo
  • Valeska Guimarães Rezende da Cunha
  • José Humberto Rodrigues dos Anjos
  • Camila de Oliveira Vieira UNIUBE

Resumo

Este estudo partiu do princípio de que grande parte dos professores da educação superior não foram formados para a docência, chegam à universidade sem formação pedagógica sistematizada. Portanto, a problemática diz respeito ao seguinte questionamento: quais as representações sociais dos professores iniciantes sobre formação e desenvolvimento profissional docente? Caracterizado por uma pesquisa quanti-qualitativa, buscou respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e na subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Apresenta como objetivo geral identificar e compreender as representações sociais dos professores iniciantes sobre formação e desenvolvimento profissional do professor da educação superior. Inicialmente, participaram da pesquisa 64 professores, sendo 20 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 23 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e 21 Universidade de Uberaba (UNIUBE). A construção dos dados foi realizada por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), tratadas pelo software EVOC (VERGÉZ, 2002), que tem como finalidade indicar os possíveis núcleos central e periféricos das representações sociais. Como resultado, os quadrantes mostram o Núcleo Central representado pelas palavras “aprendizagem”, “interativas” e “planejamento”. Esta representação ancora em elementos que afirmam que, para os professores iniciantes da UNIUBE, UFU e UFTM, o objetivo principal das práticas pedagógicas é contribuir para uma aprendizagem concreta e permanente do aluno.


Palavras-chaves: Desenvolvimento profissional, Docência universitária, Representações sociais, Educação superior, Práticas pedagógicas, Experiência formativa.

Biografia do Autor

Valeska Guimarães Rezende da Cunha

UNIUBE

José Humberto Rodrigues dos Anjos

UNIFIMES E UNIUBE

Referências

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo