OS CÍRCULOS FORMATIVOS DE PROFESSORES/PEDAGOGOS (CIFOPe): COMPREENDENDO UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Maria Eneida da Silva
  • Gabriel Torres Arrais Fernandes Campos
  • Andréa Kochhann
  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
  • Shirleide Pereira da Silva Cruz

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores
Iniciantes/ Ingressantes” (CIFOPe), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de
Professores/Pedagogos (GEPFAPe) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O projeto parte
das principais preocupações e desafios da prática docente de professores iniciantes/ingressantes, visto que é neste
período de iniciação que professores encontram desafios e no qual é comum o sentimento de insegurança, medo e
despreparo profissional. O projeto de extensão intenciona fornecer subsídios ao processo de construção da
profissionalidade docente, bem como acompanhar e fortalecer a ação dos professores iniciantes/ingressantes,
possibilitando a formação profissional para lidar com o cotidiano do trabalho pedagógico e proporcionando um
processo constante de autoavaliação e reorientação do seu trabalho. A parceria entre a UnB e a Secretaria de
Educação do Distrito Federal foi estabelecida com a Escola Classe 831 – uma escola pública de educação infantil,
anos iniciais do ensino fundamental e educação especial – da Cidade Satélite de Samambaia, Distrito Federal. O
primeiro encontro contou com 18 professores, a equipe do GEPFAPe que é composta pelas professoras
orientadoras, acadêmicos – tanto de doutorado e mestrado quanto de graduação – e também a comunidade externa
que se torna membro do grupo. Destarte, o projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores
Iniciantes/Ingressantes” tem envolvido no processo dialético da ação extensionista desde acadêmicos até
professores experientes o que possibilita, no movimento do processo, um crescimento na formação inicial e
continuada de todos os partícipes.

Palavras-chave: Extensão Universitária. Formação de professores. Círculos formativos. GEPFAPe

Biografia do Autor

Maria Eneida da Silva

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e membro do GEPFAPe, Universidade de Brasília (UnB). Financiamento: UnB. 

Gabriel Torres Arrais Fernandes Campos

Graduando em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB) em membro do GEPFAPe. Financiamento: UnB.

Andréa Kochhann

Mestra em Educação pela PUC-GO e doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Universidade Estadual de Goiás (UEG). Financiamento: UnB. 

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva

Dra. em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora do GEPFAPe, Universidade de
Brasília (UnB). Financiamento: UnB.

Shirleide Pereira da Silva Cruz

Dra. em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do GEPFAPe, Universidade de Brasília (UnB). Financiamento: UnB. 

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo